Topografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3203 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
SETOR DE CIÊNCIAS DA TERRA
DEPARTAMENTO DE GEOMÁTICA
CURSO DE ENGENHARIA CARTOGRÁFICA

RELATÓRIO DE TOPOGRAFIA II:
Levantamento Planialtimétrico e altimétrico de Poligonal
Transporte de coordenadas

CURITIBA
2011
BRUNA ALEXANDRA CARNEIRO DE CARVALHO
JUAREZ RODRIGUES
LIDIA HARUMI KONNO
LUIZ CLAUDIO MEDINA COELI
MONIQUE CAROLINE MINOZZO

RELATÓRIODE TOPOGRAFIA II:
Levantamento Planialtimétrico e altimétrico de Poligonal
Transporte de coordenadas

CURITIBA
2013
SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO4
2. OBJETIVOS5
3. METODOLOGIA APLICADA6
4. PERIODO DE EXECUÇÃO DO TRABALHO DE CAMPO 7
5. MEMORIAL DESCRITIVO8
6. MEMORIAL DE CALCULO 8
7.1. NIVELAMENTO DE TRANSPORTE DE COORDENADAS8
6.1.1 Para o desnível entredois pontos8
6.1.2 Tolerância altimétrica9
6.1.3 Desnível total10
6.1.4 Transporte de altitude10
7.2. POLIGONAL FECHADA10
7.3.1. Distância10
7.3.2. Desnível de dois pontos11
7.3.3. Tolerância altimétrica11
7.3.4. Erro cometido11
7.3.5. Transporte de altitude12
7.3.6. Transporte de coordenadas12
7.REFERENCIA13
8. ANEXO14

1. INTRODUÇAO

Segundo "A Topografia tem por finalidade determinar o contorno, a dimensão e a posição relativa de uma porção limitada da superfície terrestre”. ESPARTEL, (1987 apud JUNIOR, 1998). Esta determinação se dá a partir do levantamento de pontos planimétricos e altimétricos, através de medidas angulares e lineares, com o uso de equipamentos apropriados. Oconjunto de pontos devidamente calculados e corrigidos, dão origem, via de regra, ao desenho topográfico, que se denomina Planta Topográfica, que é a própria representação da "porção da superfície terrestre".
Esses levantamentos são um conjunto de operações por meio das quais obteremos dados necessários para o desenho de uma determinada área do terreno Uzeda (apud SILVA, et al; 2009).
Aspoligonais são formadas por um número finito de lados (ou vértices), interligando dois ou mais pontos previamente coordenados, chamados pontos de apoio, nos quais é também conhecida uma orientação (ANTUNES, 1995), e a partir destes, são levantados os demais pontos que permitem representar a área. A primeira etapa pode ser chamada de estabelecimento do apoio topográfico e a segunda de levantamento dedetalhes (VEIGA, et al; 2007).
De acordo com a NBR 13133 (ABNT 1994, p.4 apud VEIGA, et al; 2007) os pontos de apoio são definidos por: “pontos, convenientemente distribuídos, que amarram ao terreno o levantamento topográfico e, por isso, devem ser materializados por estacas, piquetes, marcos de concreto, pinos de metal, tinta, dependendo da sua importância e permanência.”
O levantamento dedetalhes é definido na NBR 13133 (ABNT 1994 apud VEIGA, et al; 2007) como: “conjunto de operações topográficas clássicas (poligonais, irradiações, interseções ou por ordenadas sobre uma linha-base), destinado à determinação das posições planimétricas e/ou altimétricas dos pontos, que vão permitir a representação do terreno a ser levantado topograficamente a partir do apoio topográfico. Estas operaçõespodem conduzir, simultaneamente, à obtenção da planimetria e da altimetria, ou então, separadamente, se as condições especiais do terreno ou exigências do levantamento obrigarem à separação.”
As poligonais levantadas em campo poderão ser fechadas, enquadradas ou abertas. A poligonal fechada é parte de um ponto com coordenadas conhecidas e retorna ao mesmo ponto. Sua principal vantagem é permitira verificação de erro de fechamento angular e linear. Poligonal aberta: faz parte de um ponto com coordenadas conhecidas e acaba em um ponto cujas coordenadas deseja-se determinar (VEIGA, et al; 2007).
A irradiação é utilizada para levantamento de pequenas áreas, consiste em escolher a partir de uma linha de referência conhecida, medir um ângulo e uma distância. Sendo este método muito...
tracking img