Relatorio de morfologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (711 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Substâncias Orgânicas
Proteínas: presentes em todas as estruturas celulares. São formadas por aminoácidos e sua presença é indispensável para o metabolismo do organismo. As proteínas formam asenzimas.
Vitaminas: podem ser hidrossolúveis (solúveis em água) ou lipossolúveis (solúveis em lipídeos). São necessárias em pequenas quantidades pelo organismo, sua falta pode causar doenças. As vitaminassão adquiridas por meio de uma alimentação variada.
Carboidratos ou Glicídios ou Açúcares: são fundamentais, pois dão energia às células e ao organismo. São de três tipos: monossacarídeos,dissacarídeos e polissacarídeos. Alguns têm função estrutural, como celulose e quitina; e de reserva, como o amido e glicogênio.
Lipídios: insolúveis em água, atuam como reserva de energia, isolante térmicoetc. São classificados em glicerídeos, ceras, esteroides, fosfolipídios e carotenoides. Compõem estruturas celulares.
Substâncias inorgânicas
Sais minerais: formados por íons. Algumas de suas funçõessão: formar o esqueleto, participar da coagulação sanguínea, transmissão de impulsos nervosos. Sua falta pode afetar o metabolismo e levar à morte.
Água: substância encontrada em maior quantidade nosseres vivos. Pode dissolver diversas substâncias, por isso é classificada como solvente universal. No corpo humano representa cerca de 70% do peso corporal. Participa de inúmeras reações químicas emnosso organismo. A água é fundamental para a vida! Substânicas Orgânicas: Proteínas e Lipídios

 Proteínas: São substâncias orgânicas muito presentes nos organismos vivos. Elas são formadas porgrandes moléculas (polímeros) constituídas de partes menores denominadas aminoácidos (monômeros). Os aminoácidos são compostos orgânicos constituídos de um grupo amina (NH2) e um ácido carboxílico (COOH)unidos a um átomo de carbono (C). As proteínas são constituídas por uma sequência de aminoácidos unidos através de ligações peptídicas (união entre dois aminoácidos). Somente os vegetais têm a...
tracking img