Trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (547 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Queda do Muro de Berlim

Inicialmente, antes de tratar da queda do muro de Berlim, falarei do seu surgimento. Tudo começou com o final da segunda Guerra Mundial, Berlin foi dividida em quatroáreas: EUA, Grã Bretanha, França  e União Soviética. Os países capitalistas fizeram um acordo para integrar suas áreas a Republica Federal da Alemanha (Alemanha Oriental), já os soviéticos passaram a serintegrado a Republica Democrática da Alemanha (Alemanha Ocidental).
O muro de Berlim dividiu por anos a Alemanha em esses dois blocos:  A Republica Democrática da Alemanha que seguia o regimesocialista, liderado pela União Soviética, e a Republica Federal da Alemanha conduzida sob o regime capitalista.
Os cidadãos alemães podiam passar livremente de uma lado para outro da cidade ate 1961.Contudo, em agosto, com o acirramento da Guerra-Fria e com a grande migração de berlinenses do lado oriental para o ocidental, o governo da Alemanha Oriental resolveu construir um muro dividindo os doislado. Além disso, decretou leis proibindo a passagem das pessoas para o lado ocidental da cidade .
A construção do muro se iniciou em 13 de agosto de 1961, entretanto, não respeitou casas, ruas ouprédios. Os policiais e soldados da Alemanha Oriental impediam a passagem de um lado ao outro, e o indivíduo que tentasse correria o risco de ser morto.
Toda essa confusão foi horrível, pois separoumuitas famílias de uma hora pra outra, sendo que no muro ainda tinha cercas elétricas com alarme, pistas para cães ferozes, valas para dificultar a passagem e torre de vigilância com soldadospreparados para atirar, uma situação lamentável ocorria naquele lugar.
Essa situação provocou a mortes de muitas pessoas, que tentavam buscar melhores condições de vida do outro lado da barreira e erammortas pelos soldados. Tudo  por causa da ruptura política e ideológica entre os blocos.
O muro de Berlim estava sendo um ponto extremo da rivalidade entre os dois blocos capitalistas e comunistas,...
tracking img