O caminho do guerreiro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5295 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO DA ARTE DO GUERREIRO NARRADAS POR DON JUN MATUS
Extrato do livro a Roda do Tempo de Carlos Castaneda.

Para ser um esoterista imaculado, a pessoa precisa amar a liberdade, e deve ter um desprendimento supremo. O que torna o caminho do esoterista tão perigoso é que ele é o oposto da situação de vida do homem moderno. O homem moderno abandonou o reino do desconhecido e do misterioso,instalando-se no reino do funcional. Voltou as costas ao mundo do proibitivo e da exultação e deu boas vindas ao mundo do enfado.
...- Estava  provocando sua vaidade - disse com expressão de censura.
- A vaidade é nosso maior inimigo, pense sobre isso...o que nos enfraquece é nos sentirmos ofendidos pelos feitos e desfeitas de nossos semelhantes. Nossa vaidade faz com que passemos a maior parte denossas vidas ofendidos por alguém. Certos iniciados recomendavam que todo esforço devia ser feito para erradicar a vaidade da vida dos guerreiros. Eu segui aquela recomendação, e muitos dos meus esforços com voce tem sido dirigidos a mostrar-lhes que, sem vaidade, somos invulneráveis.
....A vaidade não é algo simples e ingênuo - explicou - De um lado é o núcleo de tudo que é bom em nós e, poroutro, o núcleo de tudo o que não presta. Livrar-se da vaidade que não presta requer prodígios de estratégia. Através dos tempos, os iniciados renderam homenagens àqueles que conseguiram.
Os guerreiros combatem a vaidade por uma questão de estratégia, e não de princípio, seu erro é compreender o que eu digo em termos morais.
- Considero-o um homem altamente moral, insisti.
- Voce apenas notouminha impecabilidade.
- A impecabilidade, assim como o ato de livrar-se dela, é um conceito vago demais para ser de algum valor para mim.
- A impecabilidade não é nada mais do que o uso apropriado da energia disse ele. As minhas afirmações não têm um pingo de moralidade. Economizei energia, e isso me torna impecável. Para compreender isso, voce mesmo tem que economizar energia suficiente. Osguerreiros elaboram listas estratégicas. Anotam tudo o que fazem. depois decidem quais dessas coisas podem ser mudadas de modo a permitir que poupem parte da energia que dispendem.
Argumentei que sua lista teria que incluir tudo que esta sob o sol. Pacientemente, ele respondeu que a lista estratégica sobre a qual estava falando cobria apenas padrões de comportamento que não eram essenciais à nossasobrevivência e bem estar.
Aproveitei a oportunidade para salientar que a sobrevivência e o bem estar eram categorias que podiam ser interpretadas de infinitas maneiras, portanto, não havia modo de concordar sobre o que era ou não essencial à sobrevivência a ao bem estar.
Ele me disse então que, nas listas estratégicas dos guerreiros, a vaidade figurava como atividade que consome maior energia, daíseu esforço para erradicá-la.
- Umas das principais preocupações dos guerreiros é libertar aquela energia para poder encarar o desconhecido com ela, a ação de recanalizar aquela energia é a impecabilidade.

O poder está no tipo de conhecimento que se tem. De que adianta saber coisas inúteis? Elas não vão nos preparar para o encontro inevitável com o desconhecido.

Nada neste mundo é umpresente. O que tiver de ser aprendido será aprendido da maneira mais dura.
Permanecer no próprio eu durante muito tempo produz uma fadiga terrível. Um homem nessa posição fica surdo e cego para tudo o mais. A própria fadiga o impede de ver as maravilhas que estão a sua volta.
Toda vez que um homem resolve aprender, ele tem de trabalhar tão duro quanto puder, e os limites do seu aprendizado sãodeterminados por sua própria natureza. Portanto, não há vantagem em falar sobre o conhecimento. O medo do conhecimento é natural; todos nós o experimentamos e não há nada que possamos fazer a respeito. Mas, por mais aterrador que seja o conhecimento, é mais terrível ainda pensar em um homem sem o conhecimento.
Um guerreiro sabe que é apenas um homem. Ele só lamenta que sua vida seja tão curta que ele...
tracking img