Relatorio de mecanica dos fluidos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (886 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Medidas de Pressão

I. Objetivos

Aferição de um manômetro mecânico.

II. Fundamento Teórico

A pressão é uma medida derivada de força e de massa. Ela mede a intensidadede uma força aplicada numa determinada área. Assim pode-se calcular a pressão da seguinte forma:

A equação fundamental da estática dos fluidos para fluidos incompressiveis, permiterelacionar a pressão com a altura de uma coluna:

p = (gh,


onde: ( = massa específica do fluido e g = aceleração da gravidade

Portanto, pode-se determinar a pressãoa partir da determinação de força e área, são chamados medidores de peso morto; a partir da deformação sofrida por material elástico após submetido a uma pressão,são os medidores de deformação desólido; ou ainda através da altura da coluna de um fluido com densidade conhecida, os medidores de líquido.
Há duas escalas nas quais pode-se fazer uma medida de pressão: a manométrica, ourelativa, e a absoluta. A manométrica atribui o zero à pressão atmosférica local e a absoluta atribui o zero ao vácuo absoluto. Na escala manométrica, pressões superiores a do ambiente são positivas epressões inferiores, negativas, ou seja:

pabs = pman + patmosférica

Aqueles medidores que apresentam os resultados na escala absoluta são chamados de barômetros, e os quemostram a pressão na escala manométrica são chamados de manômetros.

a) Medidores de Peso Morto
São utilizados como padrão de calibração para outros medidores.

b) Medidores de LíquidoNestes medidores a pressão a ser medida é equilibrada por uma ou mais colunas de fluido. Os principais medidores são: o manômetro de tubo em U, o manômetro de cisterna ou de cuba, omanômetro inclinado e o barômetro de Torriceli.

c) Medidores à Deformação de Sólidos
Têm como princípio de medida a relação entre a deformação de um transdutor elástico e a pressão que...
tracking img