Relatorio de estagio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4875 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Parasitologia.
Introdução.
A parasitologia é a ciência que estuda os parasitas como protozoários e helmintos. Para isso existe vários métodos de detecção desses parasitas.
Métodos de diagnósticos parasitológicos.
* Método direto corado com Lugol (Iodo-iodetada) - Consiste em um método rápido para pesquisa de protozoários e de ovos de helmintos. Coloca-se uma porção da amostra fecal nalamina com uma gota de lugol e coloca-se a lamínula em seguida examinar no microscópio.
* Método de Hoffman – É um método de sedimentação espontânea, ele consiste basicamente em diluir as fezes em água onde a mesma será filtrada com funil apropriado ou uma gaze cirúrgica deixando em repouso de no mínimo 2 horas, após a filtração, formara uma consistente sedimentação dos restos fecais no fundo docálice cônico de sedimentação. Essa sedimentação será inserida na lamina e colocada por cima uma lamínula e em seguida observada em microscópio. Este método detecta a presença de ovos nas fezes e se colocada o corante lugol é possível verificar a presença de cistos de protozoários, larvas de helmintos e ovos de S.mansoni, A. lumbricoides, T. trichiura, Taenia sp. e ancilostomideos.
* Métodode Faust – consiste no centrífugo-flutuação em sulfato de zinco. As fezes são homogeneizadas em água filtrada e centrifugadas até a solução tornar-se clara. Após isto, ressuspende-se a solução com sulfato de zinco a 33%, densidade de 1,18 g/ml. Centrifuga-se novamente. Os ovos e cistos leves estarão presentes na película superficial, que pode ser colhido com alça de platina e confeccionado alâmina, tratada com lugol, para observação ao microscópio. O método de Faust faz com que sejam observados os microrganismos que se encontrarem em baixa densidade como alguns cistos de protozoários, ovos e larvas de helmintos. Excluindo-se assim aqueles microrganismos que não formam cistos. Vale resaltar que é mais indicado para a detecção de ovos leves (A.duodenale, N. americanus, A. lumbricoidesférteis, H. nana) e cistos de protozoários (G. lamblia e E. histolytica). Material: béquer pequeno, espátula de madeira, gaze ou tamis, tubo cônico, água, solução de sulfato de zinco a 33%, centrífuga, alça de platina, lâmina, lugol, lamínula, microscópio ótico.
Método: Dissolver cerca de 1 a 2 g de fezes em béquer com um pouco de água. Coar a suspensão em gaze ou tamis, em um tubo cônico, enchendo-o atéa marcação de 10 ml. Centrifugar o tubo por 1 min. a 2500 rpm. Desprezar o sobrenadante e ressuspender o sedimento. Repetir a lavagem do material por 3 a 4 vezes, sempre ressuspendendo o sedimento antes de cada lavagem. Na última lavagem, decantar o sobrenadante, ressuspender o sedimento muito bem, e completar os 10 mL do tubo com solução de sulfato de zinco a 33%. Centrifugar o tubo por 1 min. a2500 rpm. Com a alça de platina dobrada em “L” (90°), colher o material da superfície do tubo, passando-o para uma lâmina de vidro (2 ou 3 pescadas). Adicionar 01 gota de lugol, cobrir com lamínula e realizar leitura em microscópio ótico.
* Rota vírus – O rotavírus é um vírus da família Reoviridae que causa diarréia grave, freqüentemente acompanhada de febre e vômito. É, hoje, considerado umdos mais importantes agentes causadores de gastroenterites e óbitos em crianças menores de cinco anos, em todo o mundo. A maioria das crianças se infecta nos primeiros anos de vida, porém os casos mais graves ocorrem principalmente em crianças até dois anos de idade. Em adultos é mais rara, tendo sido relatados surtos em espaços fechados, como escolas, ambientes de trabalho e hospitais.Procedimento: tomar um tubo de ensaio por amostra. Adicionar aproximadamente 1-1,5 mL de tampão extrator. Seguidamente, tomar uma pequena quantidade de fezes (50-100 mg) e ressuspendê-la no tampão. Se utilizar um swab submergi-lo no tampão e pressionar a haste contra as paredes do tubo fazendo-a rodar. Em seguida deixar decantar uns segundos e introduzir a tira reativa com a precaução de que o nível...
tracking img