Relatorio de estagio - bioquimica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 43 (10749 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇAO.

No setor de bioquímica são analisados sangue e urina para investigar alterações metabólicas responsáveis pelo desenvolvimento de doenças. A bioquímica tem como principal objetivo estudar as propriedades de moléculas biológicas como as proteínas e os ácidos nucléicos, e em particular a química de reações por enzimas, através de diversas áreas de estudo como código genético.
Osprincipais exames analisado neste setor são os de: Acido úrico, Glicose, Colesterol, Triglicerídeos, Creatinina, entre outros. Os resultados de tal exames podem auxiliar a monitoração e tratamento antecipado para tal patologia.

GLICOSE.

Finalidade
Teste enzimático colorimétrico para doseamento da glicose em fluidos orgânicos.

Introdução
A glicose é a principal fonte energética doorganismo humano, e pode ser proveniente da dieta ou produzida através de vias metabólicas a partir das gorduras ou outros componentes em casos extremos. Para seu doseamento durante décadas utilizaram-se processos colorimétricos como Somogy-Nelson e O-Toluidina. Em 1948 surgiram os primeiros estudos para o uso de técnicas enzimáticas. O uso da Glicose Oxidase/Peroxidase (GOD-POD) foi proposto por Keston.Importância clínica
A doença mais comumente associada aos distúrbios da glicose no sangue é o diabetes mellitus, que se caracteriza pela hiperglicemia (elevação da taxa de glicose sanguínea), apesar do paciente poder apresentar quadros hipoglicêmicos (diminuição nos teores de glicose no sangue). Outros eventos clínicos podem causar hiperglicemia, como distúrbios da tireóide(hipertireoidismo), distúrbios pituitários (hiperpituitarismo), distúrbios da adrenal, doenças hepáticas, uremia, síndrome de Cushing, câncer, lesões traumáticas, doenças infecciosas, stress e terapias por corticóides. A glicemia pode assumir uma amplitude de variação muito grande, chegando a valores tanto baixos (< 10 mg/dL) como altos (> 2000 mg/dL). No caso do diabetes mellitus, quando se obtiverem valoresem jejum acima de 126 mg/dL o paciente deverá ser submetido a outras provas diagnósticas, como o Teste de Tolerância a Glicose, etc.

Amostra
Preparo do paciente:
Apesar do fato da avaliação da glicose poder ser efetuada fora de jejum, aconselha-se o paciente a fazer um jejum prévio de 8- 12 horas.

Tipos de amostra:
Soro: recém-obtido separado do coágulo o mais rapidamente possível eisento de hemólise.
Plasma: com heparina ou EDTA, devendo sua separação após a coleta ser a mais rápida possível. Para se evitar a glicólise in vitro, recomenda-se que a coleta seja feita com anticoagulante à base de fluoreto.
LCR (Líquido Cefalorraquidiano): as amostras devem ser analisadas o mais prontamente possível, visto que na temperatura ambiente mantém-se estável por até 8 horas, desde quenão haja contaminação por células sanguíneas.
Armazenamento e estabilidade:
O soro deve ser separado o mais rapidamente possível, visto que as enzimas glicolíticas presentes nas células do sangue mantém-se ativas, ocasionando um decréscimo da concentração de glicose na amostra na razão de 7 mg/dL em cada hora. O plasma possui as mesmas condições do soro para armazenamento. O LCR mantém-seestável por até 8h em temperatura ambiente, por 24h em geladeira (2-8 oC) ou por algumas semanas em freezer (-20 oC).Condiciona-se a estabilidade do LCR à sua não contaminação microbiana.

Critérios de rejeição:
As amostras que apresentarem alto grau de hemólise, ou sinais de contaminação microbiana devem ser rejeitadas.

Precauções e cuidados especiais:
Todas as amostras devem ser manipuladascom extrema cautela, pois podem veicular diversas doenças infecto-contagiosas (hepatite, SIDA etc.). Seu descarte deve ser feito preferencialmente após sua autoclavação, devendo-se evitar sua eliminação diretamente no meio ambiente. Igual cuidado se recomenda no descarte de outros materiais como ponteiras plásticas, agulhas e seringas.

Informações gerais sobre o produto

Principio de...
tracking img