Relatorio de estagio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1583 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O método como caminho do conhecimento cientifico
Quando observamos a prática científica concreta, o que nos aparece de forma mais evidente é a aplicação de atividades de caráter operacional técnico. Todas essas técnicas se dão em torno de um método .
Mas não basta seguir um método e aplicar técnicas para conseguir entender o procedimento geral da ciência. Todo tipo de conhecimento tem umacondição prévia, a nossa compreensão da relação sujeito/objeto. O resultado do conhecimento é determinado pelo objeto.
A ciência utiliza o método científico, que a diferencia do senso comum, e dos tipos de expressão da subjetividade humana.
Ao trabalhar com seu método, a primeira coisa que o cientista faz é a observação de fatos. Quando ele observa “fatos”, ele já está “problematizado”. Ele estáquerendo saber por que tais fatos estão acontecendo daquela maneira. O problema se formula e através da lógica é formulada uma hipótese. Formulada a hipótese, faz-se um teste. Se ela for confirmada, tem-se a lei. Porém, tem a possibilidade de várias leis referentes a vários fenômenos serem unificadas em uma lei mais abrangente, que é a teoria. Ainda há o sistema, desejado por muitos cientistas, ondevárias teorias poderiam se resumir em uma única teoria/lei que explicasse todo o funcionamento do universo.
O método científico é um método experimental (fase indutiva) e matemático (dedutivo). No caso da indução dos fatos observados, ele conclui que a relação identificada se aplica a todos os fatos da mesma espécie, mesmo aqueles não observados (princípio universal). A dedução(universal-particular), através de um princípio geral, deduzimos outros menos gerais até fatos particulares. A ciência trabalha com raciocínios indutivos e dedutivos. Quando passa dos fatos as leis, através de hipóteses, está trabalhando com a indução, e quando passa das leis ás teorias ou destas aos fatos, está trabalhado com a dedução.
Com o método matemático a ciência teve êxito na era moderna. Esse processoexplicativo foi reforçado pelo seu poder em manipular o mundo mediante a técnica. A técnica serviu de base para a indústria, para a revolução industrial, o que ampliou o poder do homem em manipular a natureza.
A ciência se subdivide em duas áreas do conhecimento, o ramo da ciência natural e humana. As duas se distinguem, pois uma compreende em estudar os fatos que ocorrem seguindo a ordem naturalque se tem em nosso planeta. Já a ciência humana que abrange toda área da política, religião, crenças, diferentes tipos de sociedade, cultura, etc.
A ciência aprende seus objetivos como fenômenos ela se atraem a essa fenomenalidade.
A fenomenologia, refere-se a uma experiência primeira do conhecimento, intuição originaria, em que o sujeito e o objeto são pólos da relação não sendo andaentidade. Atividade fundante do que vem depois.
Como paradigma epistemológico, a Fenomenologia é todo o conhecimento fatual fundado num conhecimento originário intuitivo.
A atitude fenomenológica apresenta regras positivas e negativas. Negativamente, exclui a influencia subjetiva, psicológica, teoria previa, positivamente é feito uma analise para descrever o objeto.
Formação das Ciências Humanas eNovos Paradigmas Epistemológicos
Com o sucesso do conhecimento científico , a ciência passou a encarar o homem como objeto de seu conhecimento da mesma forma que os fenômenos naturais, submissos aos mesmas leis de regularidade como observação, experimentação e mensuração.
Assim, à partir do séc. XIX, forma se constituindo as ciências humanas; se configurando com os mesmo parâmetros das ciênciasnaturais. Mas com o passar do tempo, foi descoberto que para o homem podem ser usados outros paradigmas igualmente satisfatórios e mais alguns foram nascendo. Esta é a razão de se falar de um pluralismo epistemológico.
As ciências humanas procuram estudar a humanidade de um modo concreto, matemático e fazendo experiências na sociedade.
O pressuposto epistemológico refere-se à forma pela qual é...
tracking img