Relatorio de estagio supervisionado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1599 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RELATORIO DE ESTAGIO SUPERVISIONADO


TEMA: A PRÁTICA DE LEITURA NAS SÉRIES INICIAIS.

APRESENTAÇÃO

O presente trabalho tem por objetivo relatar as atividades desenvolvidas durante o período do Estágio, buscando abordar aspectos que fazem parte do desenvolvimento das habilidades de leitura dos alunos, em especial, do 2º ano do ensino fundamentalsérie essa em que os alunos estão num processo de alfabetização.
Sabe-se que a leitura é um exercício de reflexão, de indagação, de prazer, de magia, de entendimento, de informação, de contextualização, que tem levado o homem a descortinar horizontes, a grandes realizações, favorecendo a valorização pessoal, a auto-estima.
Sendo assim vemos que a leitura é essencial no aprendizado em suatotalidade, nem mesmo as mais sofisticadas tecnologias a substitui, porém compreende-se que o ato de ler exige empenho, dedicação, perseverança e determinação.
A partir da leitura somos capazes de ampliar o vocabulário, de nos posicionar diante de uma temática, por possuir diversas fundamentações, concepções, sobre um determinado contexto. Como também seremos capazes de produzir textos de formamais significativa, por sermos portadores de conhecimentos prévios e diversos.









METODOLOGIA



A metodologia utilizada pelos profissionais da educação é também um importante item a ser analisado neste processo, haja vista que a aprendizagem da criança pode ser acelerada, otimizada, ou sofrer oefeito contrário, dependendo do método a ser aplicado.
O estagio a ser desenvolvido enfoca importância da prática de leitura na vida das crianças nestes dias, onde a tecnologia é muito presente, e o habito de ler por prazer está se tornando cada vez mais escasso. Será realizado na Escola Municipal Antonio José da Rocha está situada a Rua Antonio José da Rocha-Centro. A escola ainda não ofereceespaço físico adequado para atender demanda, sendo necessário utilizar outros anexos fora do âmbito escolar. Possui uma sala de direção (diretoria), uma Secretaria, uma biblioteca/sala de multimeios, uma cozinha, dois banheiros, cinco salas de aulas, uma sala de computação e uma dispensa. O núcleo gestor da escola é formado por um supervisor pedagógico, um diretor e uma equipe de apoio. O quadrodocente é composto por 16 professores os quais a maioria são formados através do Curso de PROFORMAÇÃO (Programa especial de Formação Profissional para Educação Básica) com pós graduação em Psicopedagoga e outros em Novas tecnologias da Educação.
A unidade possui equipamentos didáticos e tecnológicos, como o mimeografo, som e TVs, retroprojetor, computadores, data show, caixa amplificada,quadro branco e o livro didático enviado recentemente pelo Ministério da Educação. A escola é mantida pelo PDE (Programa de desenvolvimento Escolar) uma ferramenta que auxilia a escola a realizar melhor o seu trabalho. Também dispõe do PPP (Projeto Político Pedagógico), sendo este o documento que norteia a escola e visa formular e executar atividades no espaço escolar.
O processo de avaliaçãoque consta no plano de gestão para as séries iniciais é o diagnóstico, onde os professores avaliam seus alunos através de observações diárias, elaborando fichas descritivas com relação á aprendizagem destes, estando também se auto-avaliando para possíveis alterações na sua metodologia.




ESTÁGIO


Fase de observação
A vivência deestágio é de grande importância para o futuro docente no sentido de não somente observar o comportamento e rotina dos profissionais de ensino, mas também detectar em si mesmo pontos fracos que devem ser trabalhados tanto no quesito domínio de conteúdo quanto no âmbito pessoal e interpessoal.
A fase de observação foi realizada na turma do 2º ano A, do Ensino Fundamental, turno Matutino,...
tracking img