A historia do nosso planeta

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1095 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Desenvolvimento
A história do nosso planeta inicia há aprocimadamente 4,6 bilhões de anos, porem os primeiros organismos unicelulares só surgiu por volta dos 3,5 bilhões de anos ( eon arqueano ), após o esfriamento e estabilização da crosta terrestre, fez com que as rochas começassem a se solidificar, formando a crosta terrestre, estreita camada de rocha .
Durante estes acontecimentos, começou aser expelida do interior da Terra uma imensa quantidade de gases e vapor de água. Esses gases formaram a chamada atmosfera primitiva e o vapor de água favoreceu o surgimento das primeiras chuvas. Assim, por volta dos 3,8 bilhões de anos já existia um imenso oceano cobrindo toda a Terra, ainda bastante quente ( Eon Arqueano). Os oceanos primitivos possuíam cerca de 20 cm de profundidade.Aformação dos oceanos foi fundamental para o surgimento da vida no planeta, pois foi no mar que surgiram  as primeiras formas de vida ( bactérias e ceanoficeas ) por aprocimadamente 2,5 bilhões de anos, estes seres microscópicos dominaram sozinhos 90% do tempo geológico da terra (ate o fim do Proterozoico ou pré cambriano), Os estromatólitos e os organismos procarióticos que os produziram dominaram oregistro fóssil em todo o mundo. As primeiras células eucarióticas no registro fóssil data-se de 1,4 milhões de anos, assinalando um grande aumento na complexidade da vida. ate então os seres vivos eram desprovidos de carapaças com corpos moles como as amebas de hoje, e alguns filos já comessaram a se diferenciar apartir deste momento.
Num período geológico de 100 milhões de anos três faunasradicalmente diferentes existiram, as criaturas de Ediacara, grandes, com corpos moles e achatados como panquecas; as minúsculas taças e barretes Tommotianas; e a fauna moderna, culminando em Burges com o limite máximo de diversidade anatômica.
Todavia os animais multicelulares não surgiram logo após o desenvolvimento das células eucarióticas; os multicelulares apareceram pela primeira vez pouco antes daocorrência da explosão cambriana, há cerca de 570 milhões de anos. Os primeiros multicelulares são membros de uma fauna distribuída por todo o mundo - Ediacara, que recebeu o nome de seu afloramento mais famoso, situado na Austrália.
A fauna Ediacara é inteiramente desprovida de partes duras e foi considerada como representantes primitivos de grupos modernos, na maioria das vezes como membros dofilo dos celenterados, incluindo também anelídeos e artrópodes. Esta fauna tem importância especial por ser o único vestígio de vida multicelular anterior a grande linha divisória que separa o Pré-cambriano do Cambriano, um limite marcado pela explosão Cambriana de grupos modernos dotados de partes duras.

Fig. 1  – Classificação de Seilacher para os organismos de Ediacara, de acordo com suasvariações em torno de um único plano anatômico achatado e semelhante a um acolchoado. Estes Organismos são, tradicionalmente, colocados em diversos filos modernos.
Outro local de suma importancia para o estudo dos primeiros seres vivos é o folheto de Burgess que foi descoberto no alto das Montanhas Rochosas Canadenses, no interior do Parque Nacional de Yoho, próximo à fronteira oriental da ColúmbiaBritânica, em 1909, por Charles Doolittle Walcott – maior paleontólogo dos EUA.
Esse folheto possui os fósseis de animais invertebrados mais importantes do mundo. Como nossos registros fósseis limitam-se quase que exclusivamente á história das partes duras; a maioria dos animais tem somente partes moles e o revestimento externo não revela muita coisa sobre a anatomia interna dos organismos – temos aía explicação para a tamanha importância de Burgess: os fósseis de Burges são preciosos porque preservaram com primorosos detalhes as partes moles dos organismos (ex: filamentos branquiais de um trilobito, última refeição no intestino de um verme...).
Os fósseis de Burgess Shale são a única fonte ampla e bem documentada sobre um dos acontecimentos mais cruciais da história da vida animal: o...
tracking img