Relatorio de estagio de uma panificadora

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2562 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Acadêmico: Emerson Cardoso de Oliveira
Tema: Como inovar em mercados cada vez mais competitivos?
Problema: Quais as principais interferências do mercado competitivo no desenvolvimento do projeto de negócios para a criação da loja EL Fashion? Quais os caminhos a serem percorridos rumo ao sucesso da loja?

A idéia é de iniciar um negócio inovador, construindo um sonho por meio de orientaçõese idéias de grandes nomes na administração, no que rege não somente a teoria, mas sim, a prática em um mundo que vive embasado em questões não tão diferenciais, com uma forma simples e atual de compreender o mercado e as pessoas. Através de um projeto da loja EL Fashion, com o objetivo de estruturar uma loja de roupas que atuará na linha social, esporte, calçado e feminino íntimo.
SegundoDORNELAS, José Carlos Assis 2008: Um negócio bem planejado terá mais chances de sucesso do que aquele sem planejamento, na mesma igualdade de condições.
Por que planejar?
Pesquisas comprovam que o índice de mortalidade das micro e pequenas empresas (PME) brasileiras, nos primeiros anos de existência, atinge percentuais próximos aos 70% ou mais, e tomando como base uma expressiva taxa de mortalidadejá mencionado acima, é de extrema importância que iniciemos um plano de negócios inteligente para a estrutura e formação da loja El fashion. Pois de acordo com DORNELAS 2008, o plano de negócios é muito mais que um documento indispensável ao empreendedor em busca da maximização de seus recursos financeiros, podendo ser considerado uma ferramenta de gestão com múltiplas aplicações em cadadepartamento organizacional.
O Empreendedorismo???
Para Dornelas (2001), o empreendedor é aquele que destrói a ordem já existente pela introdução de novos produtos e serviços, pela criação de novas formas de organização ou pela exploração de novos recursos e materiais.

O Processo Empreendedor
Para Dornelas (2001), a decisão de tornar-se empreendedor pode ocorrer aparentemente por acaso. Issopode ser testado fazendo-se uma pergunta básica a qualquer empreendedor que você conhece: o que o levou a criar sua empresa? Não se surpreenda se a maioria das respostas for: não sei, foi por acaso. Na verdade, essa decisão ocorre devido a fatores externos, ambientais e sociais, a aptidões pessoais ou a um somatório de todos esses fatores, que são críticos para o surgimento e o crescimento de umanova empresa. O processo empreendedor se inicia quando um evento gerador desses fatores possibilita o inicio de um novo negócio.
Segundo Dornelas (2001), a inovação é a “semente” do processo empreendedor que remete-se naturalmente ao termo inovação tecnológica. Nesse caso, existem algumas peculiaridades que devem ser entendidas para que se intérprete o processo empreendedor ligado a empresas debase tecnológica. As inovações tecnológicas tem sido o diferencial no desenvolvimento econômico mundial. Esse desenvolvimento econômico é dependente de quatro fatores, que devem ser analisados para então se entender melhor o processo empreendedor, que de acordo com Dornelas (2001), são eles:
1. Talento: Relacionado diretamente á pessoas;
2. Tecnologias: Associadas ás idéias;
3. Capital:Proveniente de Recursos;
4. Know-how: Representado pelo conhecimento

Tomando ainda como base Dornelas (2001), quando juntos esses 4 fatores trabalhando conjuntamente, resultam em um negócio de sucesso e desta forma o talento empreendedor resulta da percepção, direção, dedicação e muito trabalho dessas pessoas especiais, que fazem acontecer. Onde existe esse talento, há a oportunidade decrescer, diversificar e desenvolver novos negócios. Mas talento sem idéias é como uma semente sem água. Quando o talento é somado a tecnologia e as pessoas têm boas idéias viáveis, o processo empreendedor está na iminência de ocorrer. Mas, existe ainda a necessidade de um combustível essencial para que finalmente o negócio saia do papel: o capital. O componente final é o know-how, ou seja, o...
tracking img