Projeto de consultoria panificadora

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4907 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS
ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS – AE2
PROJETO – ORGANIZAÇÃO LOCAL
ELISA LARROUDÉ



Panificadora União da Ponte Rasa
Relatório 6

André Serra
Leonardo Bertaccini
Lucas Puerto
Luís Otávio Castilho
Pedro Chicau
Tiago Munhoz
Tomaz Di Nardo

São Paulo
Novembro/2010
1. Introdução

1.1 Objetivos de aprendizagem da disciplina


No ambiente da faculdade,um dos maiores desafios consiste em aliar as idéias discutidas nas disciplinas aprendidas com práticas administrativas em um mundo real. Dessa forma, nota-se a iniciativa das escolas e professores em criar ferramentas a fim de fazer com que o aluno possa verificar na prática a teoria aprendida em sala de aula. Essas iniciativas consistem em, por exemplo, propiciar estágio nas empresas, promover aparticipação em entidades, trabalhos e pesquisas de campo.
Assim, notamos que a proposta da disciplina em questão - Projeto Organizacional – Organização Local, de acordo com o syllabus é o de “Proporcionar aos participantes a vivência de uma situação prática, de análise sistêmica da dinâmica de uma Organização de Pequeno Porte, integrando todos os seus aspectos, tangíveis e intangíveis.Conforme explicitado acima, o curso propicia – através da elaboração de um projeto junto a uma empresa – que os alunos tenham um maior contato com a administração prática. Assim, aliados da bagagem adquirida em 4 semestres de estudo na EAESP, foi possível avaliar a organização, observar o ambiente em que está inserida e, finalmente, propor pontos de melhoria através de uma análise profunda,proveniente de um contato próximo com a empresa designada.

1.2 Apresentação da Organização

Para a realização deste trabalho, a organização utilizada foi a panificadora Casa de Pães União, situada no bairro da Ponte Rasa na grande São Paulo. É uma empresa de varejo que atua no ramo alimentício e configura-se como uma empresa de pequeno porte, visto que seu faturamento é de menos de R$200.000,00.
Além do proprietário – Álvaro Coutinho - a panificadora possui três gerentes, Silvio, Marcos e Anselmo. No perfil da organização, notamos que a organização não possui um foco exclusivo na produção de pães, ou na venda de outros produtos típicos de uma padaria padrão. Acima disso, grande parte da receita vem das refeições que a casa oferece a seus clientes (café da manhã, almoço e jantar).Os principais clientes da Casa de Pães União são compostos pela população residente no bairro da Ponte Rasa e principalmente os trabalhadores que trafegam pelas redondezas. Possui mais de 300 fornecedores, que vão desde produtos alimentícios até produtos de limpeza. O principal concorrente em relação aos pães e frios é o mercado que se instalou na mesma rua da panificadora. Já em relação àsrefeições que a Casa de Pães União oferece, padarias e restaurantes de fast food da região consistem nas principais ameaças.

1.3 Objetivo do trabalho

O objetivo do trabalho à panificadora analisada consiste em apresentar algumas propostas que permitam à organização promover melhores resultados operacionais e colaborar para uma maior competitividade no longo prazo. Para isso, o grupo seguiu ametodologia proposta pela disciplina visando desta forma propiciar um diagnóstico pertinente da padaria. Os passos seguidos cronologicamente em cada relatório foram: Mapa de Fluxos e Relações, Aplicação do Questionário, Plano de Investigação, Diagnóstico e Recomendações, Plano de Implantação e, finalmente, a apresentação do Relatório Consolidado.

1.4 Estrutura do trabalho

O trabalho apresentadoé o supracitado Relatório Consolidado. Sua estrutura será elaborada da seguinte forma:
1. - Histórico do desenvolvimento do projeto, em que será apresentada uma recapitulação sintética e principais conclusões de cada relatório.
2. - Perspectivas de implantação das soluções propostas, em que serão avaliados os impactos dos possíveis resultados na organização.
3. – Conclusões, que...
tracking img