relatorio de enzimas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (840 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO
Enzimas são catalisadores biológicos, formados por longas cadeias de moléculas pequenas, chamadas de aminoácidos. Elas estão entre as biomoléculas mais notáveis devido a suaextraordinária especificidade e poder catalítico, que são muito superiores aos dos catalisadores produzidos pelo homem.
As enzimas são específicas para seus substratos, e o reconhecimento do substrato pelaenzima é altamente eficiente. (MASTOTROENI; GERN, 2008. p. 59)
Por conta disso, existem fatores que podem influenciar a ação enzimática. São eles:
• Temperatura: “A temperatura crítica para umaenzima é aquela na qual a conformação da molécula é alterada, levando a desnaturação proteica em consequente perda da função catalítica” (MASTOTROENI; GERN, 2008. p. 56.);
• PH: “Enzimas funcionam bemdentro de uma faixa de pH ótimo, abaixo e acima da qual a velocidade da reação diminui” (MASTOTROENI; GERN, 2008. p. 57);
• Concentração de enzimas: “Quanto maior a concentração de enzimas, maior avelocidade da reação” (MASTOTROENI; GERN, 2008. p. 57);
• Concentração de Substrato no meio;
• Inibidores ou ativadores: “Moléculas que se ligam às enzimas, mudam sua conformação, favorecendo ou não oaumento da velocidade” (MASTOTROENI; GERN, 2008. p. 57).
Amido: Polissacarídeo pouco solúvel e de elevado peso molecular, sua composição é formada por: amilase, cadeia linear de moléculas de glicose,e amilopectina, molécula semelhante à amilase, mas de cadeia ramificada. Uma das técnicas utilizadas para determinar a presença de amido é a identificação pelo Lugol (solução de iodo).
Lugol: Osoluto de lugol é um indicador para testar a presença de amido. O corante irá colorir o amido à medida que interage com a estrutura enrolada (forma helicoidal) do polissacarídeo, produzindo uma cor azulescura. Não reage com monossacarídeo (glicose), nem com dissacarídeo (sacarose).
Amilase Salivar: É uma enzima da saliva que possui pH neutro, ou ligeiramente alcalino. É na boca, com a ptialina da...