Relatorio de complexos quimicos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2805 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introduçao
Podemos classificar como um composto de coordenação sendo um átomo metálico rodeado por um conjunto de ligantes, uma vez que ligante é um átomo ou uma molécula que pode ter existência independente. Mais especificadamente, um composto de coordenação seria constituído por um ou vários ácidos de Lewis ligados a uma ou várias bases de Lewis. Quando os ácidos de Lewis são metais detransição, também denominamos tal complexo de complexo metálico.

A teoria que explica a ligação existente em complexos de coordenação é a Teoria de Coordenação de Werner, a qual diz que os complexos apresentam dois tipos de valências; primárias na qual o complexo existe na forma de um íon positivo, e secundárias na qual a valência seria igual ao número de átomos ligantes coordenados ao metal.
Nafórmula química de um complexo de coordenação, os ligantes diretamente ligados ao íon central são indicados entre colchetes. Esses ligantes fazem parte da esfera de coordenação do íon central. São numerosos os íons negativos que desempenham o papel de ligantes em compostos de coordenação. Eles podem ser classificados em dois tipos:
Monodentados: Ocupam um sítio de coordenação, onde os ligantes podemse ligar. Exemplos são os íons fluoreto, cloreto, cianeto e ligantes neutros, como a amônia e a água.
Polidentados: Ocupam mais de um sítio de coordenação. São chamados de quelatos, ou seja, quando o ligante ocupa mais de um sítio, formando assim, uma estrutura cíclica. Estes compostos são mais estáveis que os monodentados. Quanto maior o número de anéis formados, maior será a estabilidade docomposto. Exemplos: Etilenodiamina (en), (EDTA). O número de pontos aos quais os ligantes se prendem ao átomo central de metal é chamado de número de coordenação do complexo. O numero de coordenação é 4 em Ni(CO)4 e 6, em [Fe(CN)6].
Há outras teorias que explicam as ligações entre o metal e os ligantes, umas delas e a TCC ( teoria do campo cristalino), na qual cada ligante é tratado como um pontoesférico de densidade negativa que, quando há aproximação do ligante, ocorre repulsão do tipo elétron – elétron, que se da nos orbitais tipo d. A deformação é relativa ao modo de como os ligantes se aproximaram do metal, se ela se der longo dos eixos cartesianos, o orbital d resultara em dois novos conjuntos, sendo denominado eg(dz², dx²-y) como par de maior energia, por ocorrer maior repulsão, et2g(dxy, dxz, dyz) como trio de menor energia, por obviamente sofrer menor repulsão.
Um determinado composto pode fazer a transição de um elétron, para um nível de maior energia, se o número de onda referente à diferença de energia se situar na região visível do espectro, ele apresentará cor.

Essa coloração é observada em complexos pelo desdobramento dos seus orbitais, no qual maior for estedesdobramento, maior será a energia para que ocorra transições eletrônicas, sendo assim o comprimento de onda absorvido será maior, pois a energia é inversamente proporcional ao comprimento de onda.
Esse desdobramento pode ocorrer através da doação de energia ao complexo ou pela troca dos ligantes, podendo ser um ligantes considera forte ou fraco pela serie espectro química.

A cor que enxergamos,é um resultada da mistura de todas as cores, menos aquela que estamos vendo, e como sabemos, cada cor tem um especifico comprimento de onde, logo podemos determinar experimentalmente o valor do desdobramento do campo cristalino.
Segue a tabela com as cores e seus respectivos comprimentos de onda.

OBJETIVOS
Obtenção e análise de complexos metálicos em solução aquosa.
Materias:

Cristais de:
Cloreto de cromo (iii) CrCl3
Cloreto de manganês (ii) MnCl2
Sulfato de ferro (ii) FeSO4
Cloreto de ferro (iii) FeCl3
Cloreto de cobalto (ii)CoCl2
Cloreto de níquel (ii)NiCl2
Cloreto de cobre (ii)CuCl2
Cloreto de zinco (ii)ZnCl2
Hidroxido de Amônio (NH4OH)
Peroxido de Hidrogenio (H2O2)
Tio Cianato de potássio (KSCN)
EDTA (não faço a mínima ideia do que é isso e não tenho net...
tracking img