Analise

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1671 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ANÁLISE DE INVESTIMENTOS
ETAPA 2
FLUXO DE CAIXA RELEVANTE

Fluxo de Caixa Relevante são projetos utilizados para analisar os investimentos das organizações e elas apresentam em geral um formato padrão. E ele é formado por basicamente por três partes:
1) Investimento Inicial ou nos períodos iniciais: eles podem ser no formato de bens físicos quanto na forma de investimento em capitalde giro, para suportar o projeto, ele deve ter o sinal negativo no fluxo de caixa
2) Retornos de caixa do Investimento: após alguns períodos o projeto se torna rentável, gerando fluxos de caixa positivo para a empresa.
3) Valores Residuais: normalmente são positivos e eventualmente negativos, por exemplo: como a obrigação de reflorestar determinadas áreas após retirar toda a madeira ou realizargastos para compensar danos ambientais causados pelo investimento, o chamado “passivo ambiental”.
Projetos únicos e projetos concorrentes
Podem ser basicamente de duas modalidades diferentes que definiram a abordagem da analise dependendo do tipo de projeto, são eles:
1) Projetos únicos: para quais não há alternativa, sendo nesse sentido “únicos”, portanto a decisão a ser tomada é se o projetotem viabilidade ou não, ou seja, se será aceito e realizado ou se será descartado.
2) Projetos concorrentes: quais há alternativas, de modo que uma alternativa inviabiliza a outra, sendo assim, são “concorrentes”. Analisar a viabilidade de cada projeto concorrente, e pode-se chegar à conclusão de que nenhum deles é viável.

TÉCNICAS DE ANÁLISE DE INVESTIMENTOS

Existem diversas técnicas deanálise de investimentos, das mais simples às mais sofisticadas, mas destacam-se apenas três, as quais são as mais utilizadas e disseminadas:
1) Payback - período de retorno: é a avaliação do tempo que o projeto demorará em retomar o total do investimento inicial. Quanto mais rápido o retorno, menor o payback  e melhor o projeto. Portanto, o payback  sempre deve ser mensurado em tempo (dias,semanas, meses, anos) quanto, menor o tempo de retorno, mais interessante será o investimento. Ele é bastante reconhecido popularmente como “o tempo para recupera o investimento”.
2) VPL – Valor Presente Líquido (NPV – Net Present Value): O VPL é um método alternativo ao do Payback, que visa corrigir os principais erros apresentados por este. Para utilizá-lo é necessário construir um fluxo de caixa doprojeto, tendo os principais componentes: Investimento Inicial e investimentos adicionais; Fluxos de caixa positivos ou negativos de retorno; valor residual do investimento se houver. Este método utiliza os princípios da matemática financeira, calculando o valor presente do fluxo de caixa do investimento. O VPL é chamado de líquido, pois considera o fluxo total com as saídas (investimento) eentradas (retornos) descontadas uma taxa de atratividade.
3) TIR – Taxa Interna de Retorno (IRR – Internal Rate of Return):este método é bastante similar ao VPL, pois utiliza a mesma lógica de cálculo, todavia, apresenta os resultados em porcentagem e não em valores monetários. Para utilizá-lo é necessário construir o fluxo de caixa do projeto, sendo os seus principais componentes: Investimento iniciale investimentos adicionais; Fluxos de caixa positivos ou negativos de retorno; valor residual do investimento se houver.

Após a montagem do fluxo de caixa tanto do método do VPL como da TIR, adota-se uma taxa mínima de atratividade para avaliar se o resultado é compatível com as expectativas do investidor, portanto se o projeto é interessante. Essa taxa denomina-se:
TMA - Taxa Mínima deAtratividade: representa o retorno mínimo exigido, em porcentagem, para o investidor concordar em realizar o projeto. Em geral, essa taxa representa o custo do dinheiro no tempo para esse investidor. Há algumas possibilidades de TMA que são bastante úteis:
1) Taxa de retorno da aplicação financeira: supõe que o custo de oportunidade seja o de deixar os recursos aplicados em investimentos de baixo...
tracking img