Relatorio de aula pratica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1003 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Relatório de aula Prática

Disciplina: Fisiologia Tema: Sangue e Células Sanguíneas.



Relatório de aula prática.

Tema: Sangue e Células Sanguíneas.

Relatório apresentado á disciplina de Fisiologia, ministrada pelo Professor e Mestre Cézar Faria.

Araçatuba/SP 2012

INTRODUÇÃO Sangue e Células Sanguíneas O sangue é formado por células e uma parte líquida chamada plasma. Ascélulas sanguíneas são: Glóbulos vermelhos, ou hemácias, ou eritrócitos; Glóbulos brancos ou Leucócitos e Plaquetas. Glóbulos vermelhos, ou hemácias, ou eritrócitos. Os eritrócitos são células anucleadas em forma de disco bicôncavo. Apresentam uma coloração róseo-clara, quando corados pela coloração panótica, com um halo central mais claro em conseqüência da biconcavidade. Este halo central noseritrócitos normais corresponde a 1/3 do diâmetro da célula. O diâmetro dos eritrócitos varia de 6 µm a 8,5 µm. A função dos eritrócitos é o transporte de O2 e CO2. Leucócitos ou glóbulos brancos Os leucócitos, ou glóbulos brancos são células nucleadas produzidas na medula óssea e encontradas no sangue, com formato esférico, tamanho e volume superior às hemácias. Sua função é proteger o organismo, demaneira imunitária, contra agentes patológicos causadores de doenças, utilizando para isso a produção de anticorpos. Plaquetas As plaquetas, ou trombócitos, são fragmentos celulares que se formam na medula óssea vermelha, a partir da fragmentação do citoplasma de glóbulos brancos gigantes, denominados megacariócitos. As plaquetas são minúsculas e possuem forma elipsóide e vários grânulos internos. Sãoencontradas em cada gota de sangue cerca de 150.000 a 400.000 plaquetas. São elas que protegem o organismo contra uma perda excessiva de sangue. Quando nos ferimos, as plaquetas se fixam nas áreas onde os vasos foram cortados e então liberam a serotonina contida em seus grânulos citoplasmáticos. O que ocorre é que os vasos sanguíneos são retraídos (vasoconstrição), por causa da serotonina, eassim diminui a perda de sangue. Logo em seguida, as plaquetas se juntam e grudam no local lesado, formando uma espécie de tampão que impede a saída do sangue. Ao mesmo tempo, liberam substâncias como ativadores de protrombina, que é uma proteína existente no plasma sanguíneo.

Objetivos:
1º parte: Macroscopia do sangue. Os alunos deverão observar as frações formadas, bem como suas proporções. 2ºparte: Microscopia do sangue. Os alunos deverão observar a morfologia das hemácias, dos vários tipos celulares de leucócitos e das plaquetas.

Materiais:
- Avental branco de manga comprida (alunos) Laboratório de Microscopia (para os técnicos)> Material total a ser utilizado: - Microscópios binoculares - Esfregaços sanguíneos (Lâminas prontas de Hemograma) - 1 Óleo de imersão - 2 Tubos deensaio médios - 2 Seringas de 10 mL com agulha - Álcool - Garrote - Esparadrapo oclusivo de punção venosa - Luvas M (professor)

Metodologia Macroscopia do sangue
Foi coletado pelo professor, um volume de sangue de dois voluntários, e colocado em dois tubos de ensaios médios, um com anticoagulante e outro sem anticoagulante.

Microscopia do sangue
Com o auxílio do microscópio com objetiva deimersão, visualizaram-se lâminas prontas com esfregaço de hemograma. Foi possível observar a

morfologia das hemácias, dos vários tipos celulares de leucócitos, e das plaquetas.

Resultados
-Macroscopia do sangue: Observou-se na coleta em tubo com anticoagulante que não houve coagulação, pois o anticoagulante inibe um dos fatores de coagulação impedindo assim a formação do coágulo. Observou-se aseparação das células sanguíneas vermelhas (Hemácias) e o plasma (líquido). Já na coleta em tubo sem anticoagulante observou-se o processo de coagulação, uma sequência complexa de reações químicas que resultam na formação do coágulo de fibrina, sendo considerada uma parte muito importante em Hemostasia. -Microscopia do sangue: A visualização identificando-as com precisão, foi possível através...
tracking img