Relatorio de analitica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1526 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO NEWTON PAIVA
CAMPUS BURITIS
FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS
CURSO DE ENGENHARIA QUÍMICA


QUÍMICA ANALÍTICA EXPERIMENTAL
Experimento 1: Análise Gravimétrica

Experimento realizado no Curso de
Engenharia Química, do Centro Universitário
Newton Paiva, 5º período - noite,
no laboratório de química 01,
no dia 30/08/12.

Professor responsável: MarcusVinucius


Belo Horizonte
2012.2
INTRODUÇÃO

A análise gravimétrica (também conhecida como gravimetria) é um método analítico em que são utilizadas somente medições de massa e informações sobre estequiometria de reação para determinar a quantidade de um analito em uma amostra. Um bom exemplo desse método pode ser encontrado no trabalho de T. W. Richards, quando ele determinou amassa atômica da prata.

Os métodos gravimétricos mais tradicionais determinam a massa de uma substância medindo a massa de um precipitado ou de um sólido correlacionado que contenha essa substância em uma relação conhecida. Esse método geralmente envolve a adição de um agente de precipitação (ou precipitante) para que se forme um sólido mensurável, cuja massa possa ser usada para calculara massa do analito que está presente.

Uma grande vantagem da análise gravimétrica é que determinar a massa de uma substância é uma das medições mais exatas disponíveis. Uma análise gravimétrica tradicional também é econômica e requer uma quantidade mínima de equipamentos como uma balança de laboratório de alta qualidade e, talvez, uma estufa de secagem.

Um requisito inerente da naanálise gravimétrica é que a mostra a ser examinada deve conter analito suficiente para fornecer uma massa mensurável. Para atender a essa exigência em uma analise gravimétrica tradicional, o precipitado final ou sólido a ser pesado deve ter massa superior a 0,10g para gerar um erro relativo inferior a 0,2 por cento. A análise gravimétrica é adotada em laboratórios modernos principalmente quando umalto nível de exatidão é absolutamente essencial e não há restrição de tempo. Por exemplo, o National Institute of Standards and Technology usa a análise gravimétrica como uma “técnica padrão ouro”, ou método de referência, para avaliar a exatidão de outras técnicas analíticas.



OBJETIVOS

Identificar o teor de BaCl2 no reagente químico BaCl2.2H2O, através da gravimetria porprecipitação e obter a relação do número de moléculas de água para cada estrutura iônica do BaCl2 pela gravimetria de volatilização.

MATERIAIS E REAGENTES

1Béquer 250 mL; 1 vidro de relógio; 1 Bastão de vidro; 1 Proveta 50 mL; 1 Proveta 25 mL; 1 funil de bechner pequeno; 1 kitassato; 1 bolba de vácuo; Papel de filtro - faixa azul; Chapa aquecedora; 1 pipeta de Pauster; 2 cadinhos tratados à 900oC.Solução deBaCl2.2H2O (P.A); Solução de H2SO4 (0,2 mol/L) e Água deionizada.

PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS

Identificação da relação estequiométrica do numero de moléculas de água para cada estrutura de BaCl2 (número de águas de cristalização).

Pesou-se, em balança analítica, um cadinho vazio de massa igual a 27,5748g, posteriormente o cadinho foi tratado termicamente à 900oC. Pesouaproximadamente 0,5 g de BaCl2.XH2O no cadinho vazio [esado anteriormente, que então passou a ter uma massa de 28,0749g, referente ao conjunto cadinho com o reagente Colocou-se o cadinho devidamente identificado no forno tipo mufla à 900oC por 20 minutos, utilizando os EPI’s necessários. Retirou o cadinho do forno e resfriou por 15 minutos no dessecador. Pesou-se o cadinho novamente contendo o salcalcinado (anidro), e sua nova massa foi 28,0004g. Calculou-se o valor de X presente na estrutura BaCl2.XH2O (ver em resultados e discussões).

Quantificação do teor % m/m de BaCl2, presente no reagente BaCl2.XH2O

Pesou-se 0,5003g do reagente BaCl2.XH2O em balança analítica sobre o vidro de relógio. Transferiu-se quantitativamente a massa do BaCl2.XH2O para o interior do béquer de 250 mL....
tracking img