Marketing da marca

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1917 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MARKETING DA MARCA



Jéssica Maiara da Silva



Professor - Vitor Marega Morschbacher
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Bacharel em Administração de Empresas (ADG0049) – Prática Módulo III
21/11/2011.




RESUMO



Observando a competitividade, sempre presente no mercado, abordaremos o assunto de Marketing, enfatizando a categoria Marca. A marca de uma empresa éessencial, através dela passamos a imagem do estabelecimento, seja ele qual for, para a mente do consumidor. Philip Kotler, considerado por muitos como o rei do marketing, enfatiza a marca como a essência do marketing: “...talvez a habilidade mais característica dos profissionais de marketing seja a capacidade de criar, manter, proteger e melhorar uma marca. Para os profissionais de marketing, oestabelecimento de uma marca é a arte a arte e a essência do marketing “ .


Palavras-chave: Marketing; Marca;




1 INTRODUÇÃO



Os estudos elaborados para o desenvolvimento deste artigo apoiaram-se em dois pilares, como: conceito de marketing e a marca . Tais elementos foram imprescindíveis para a condução das pesquisas e no decorrer deste estudo, de forma empírica trazemos conceitosbásicos para a compreensão do mesmo. Como a abordagem do desenvolvimento deu-se sobre o assunto, recomenda-se uma análise mais aprofundada nas questões referentes ao ponto-de-venda relacionado com o merchandising, para obter uma melhor compreensão no que se refere ao estudo.


O desenvolvimento da Marca foi necessário para atender a um consumidor mais exigente, consciente do seu poder decompra e que preza os serviços e a qualidade dos produtos. A utilização da designação “marca” passou a estar associada ao ato ou efeito de marcar. Eram desta forma, “marcadas” as cabeças e peças de gado com o objetivo essencial de identificar a propriedade e posse de bens materiais, permitindo aos criadores de gado distinguir as suas rezes. Uma vantagem que valorizava os criadores mais conhecidospela qualidade do seu gado que começavam a ter a sua marca mais reconhecida e, consequentemente, mais procurada nas trocas comerciais.







2 MARKETING



Marketing é uma atividade que deve ser praticada desde o recepcionista á gerência sênior .O marketing é uma expressão do caráter da empresa , é de responsabilidade da empresa , como um todo. O marketing nasceu na necessidade de um estudo demercado para os administradores de indústria na Revolução Industrial , que causou uma transformação de um mercado de vendedores para um mercado de compradores , pois inicialmente sua preocupação era puramente de logística e produtividade , onde os consumidores não tinham qualquer poder de barganha e a concorrência era praticamente inexistente .
Na maior parte das empresas , o marketingocupava , há 50 anos , apenas um lugar modesto no organograma , o de um serviço comercial , composto por alguns vendedores e empregados e muitas vezes estavam subordinado ao diretor de produção ou diretor administrativo , mas aos pouco, essa função foi –se alargando progressivamente e colocada no mesmo plano das outras direções de produção , financeira e de recursos humanos .
Com o passar dotempo à definição de marketing têm tomado várias formas, devido às mudanças das necessidades dos consumidores. LAS CASAS (2006) cita essas mudanças, sendo que uma das primeiras definições de marketing foi em 1960, elaborada por uma comissão especializada da American Marketing Association (AMA): “o desempenho de atividades comerciais que direcionam o fluxo de bens e serviços do produtor ao consumidorao usuário”. Neste caso o enfoque é na transferência de bens e serviços. Já em 1997, define: “é um processo de planejamento e execução desde a concepção, preço, promoção e distribuição de idéias, bens e serviços para criar trocas que satisfaçam aos objetivos de pessoas e organizações.” Para esta definição o enfoque está relacionado à satisfação dos desejos e das necessidades do consumidor....
tracking img