Bcp bombeio de cavidades progressivas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4388 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
Neste trabalho vamos fazer um pequeno resumo abordando desde o surgimento do petróleo até a hora de sua elevação alem de explicarmos mesmo que de forma rápida as formas de refino. Existem vários métodos de elevação artificial sendo um dos mais usados o Gás lift. No assunto sobre os métodos de elevação, vamos nos aprofundar no método de elevação artificial chamado de BCP (Bombeio porcavidades progressivas).
A geometria do conjunto é tal que forma uma serie de cavidades herméticas idênticas. O rotor ao girar no interior do estator origina um movimento axial das cavidades, progressivamente, no sentido da sucção para a descarga, realizando a ação de bombeio.
O refino é uma das atividades de downstream. Este termo concentra, essencialmente, as atividades de refino do petróleo,tratamento do gás natural, transporte e comercialização/distribuição de derivados.

Petróleo
O petróleo tem origem a partir da decomposição da matéria orgânica resultante de restos de animais e plantas juntamente com rochas sedimentares, que após longo tempo sofrendo ações bacterianas e químicas, ativadas pelo aumento de pressão e temperatura, acabam por se transformar em hidrocarbonetos. Asrochas sedimentares têm suma importância na geração do petróleo. Este mineral é principalmente formado por estes fragmentos de outros minerais e detritos orgânicos quando localizados em um ambiente de pouca permeabilidade o que inibe a ação da água circulante e a quantidade de oxigênio existente, criam as condições necessárias para a formação do petróleo. Tal rocha é chamada de Rocha Geradora.
Apósa formação para que o mesmo se acumule formando posteriormente um reservatório é necessário que ocorra uma migração do petróleo e neste percurso é necessário que exista uma armadilha geológica que permita uma acumulação do óleo.
Essa outra rocha pra onde o petróleo é expulso é porosa e permeável, chamada de Rocha Reservatório.
Vimos de uma forma rápida como se da o surgimento do petróleo,agora nos vamos abortar assuntos sobre as pesquisas para encontrar o óleo. Estas pesquisas são as técnicas de Prospecção. Geólogos e Geofísicos identificam os parâmetros que indicam a condição de acumulação de petróleo e os locais mais prováveis de sua ocorrência, ou seja, não se trabalha com certeza absoluta, mas com parâmetros bastante confiáveis. A identificação de uma área favorável à acumulaçãode petróleo é realizada através dos seguintes métodos:
* Métodos Geológicos
* Métodos sísmicos
* Métodos Potenciais
A perfuração de um poço de petróleo é realizada através de uma sonda. Na perfuração rotativa, as rochas são perfuradas pela ação da rotação e peso aplicados a uma broca existente na extremidade de uma coluna de perfuração, a qual consiste basicamente de comandos. Osfragmentos da rocha são removidos continuamente através de um fluido de perfuração ou lama. O fluido é injetado por bombas para o interior da coluna de perfuração através da cabeça de injeção, ou swível, e retorna à superfície a traves do espaço anular formado pelas paredes do poço e a coluna. Ao atingir determinada profundidade, a coluna de perfuração é retirada do poço e uma coluna de revestimentode aço, de diâmetro inferior ao da broca, é descida ao poço.
Equipamentos da Sonda de perfuração são responsáveis por determinada função na perfuração de um poço, são agrupados nos chamados “sistemas” de uma sonda. Os principais são: de sustentação de cargas, de geração e transmissão de energia, de movimento de carga, de rotação, de circulação, de segurança do poço. De monitoração e o sistema desubsuperfície (coluna de perfuração).
Ao terminar a perfuração de um poço, é preciso deixa-lo em condições de operar, de forma segura e econômica, durante toda sua vida produtiva. Ao conjunto de operações destinadas a equipar o poço para produzir óleo ou gás, ou ainda injetar fluidos nos reservatórios, denomina-se completação.
Quanto aos aspectos técnico e operacional, deve-se buscar...
tracking img