Relatorio - basicidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2601 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

Engenharia Ambiental















Identificação da Acidez e Basicidade de Soluções















Fredson Pinheiro
Maisa Pereira
PalomaSantos
Washington Araújo










Salvador, Bahia, Brasil
2012

Identificação da Acidez e Basicidade de Soluções



Por



Fredson Pinheiro, Maisa Pereira, Paloma Santos e Washington Araújo













Relatório referente à prática de Identificação da acidez e basicidade de soluções, curso de Engenharia Ambiental, disciplina Química Tecnológica,turma: 2012.2, semestre 1º semestre, professor Iran Talis.














Salvador, Bahia, Brasil
2012
Identificação da acidez e basicidade de soluções

❖ Fundamentação Teórica


Indicadores Ácido-Básicos


Os indicadores ácido-básicos ou indicadores de neutralização são, usualmente, compostos orgânicos de elevada massa molecular, que se comportam em solução aquosa como ácidosfracos (indicadores ácidos) ou bases fracas (indicadores básicos) e mudam de coloração gradualmente numa faixa estreita da escala de pH, a zona de transição ou zona de viragem do indicador.

Solução de fenolftaleína:

Esta solução é um indicador sintético que ao se dissolver em água se ioniza originando íons. Os íons liberados são H+ e OH- que estabelecem um equilíbrio em meio aquoso.Quando se adiciona fenolftaleína em uma solução incolor, esta ao entrar em contato com uma base ou ácido muda de cor. Exemplo: se adicionarmos solução de fenolftaleína em um meio ácido ela fica incolor, pois o aumento da concentração de H+ desloca o equilíbrio. Por outro lado, se o meio for básico, a solução de fenolftaleína se torna rósea (rosa claro a rosa escuro).

Conceito de ácido de ArrheniusConceito de ácido de Arrhenius - Substância, em solução aquosa, que libera como cátions somente íons H+.
Conceito atualizado de ácido de Arrhenius - Substância, em solução aquosa, que libera como cátions somente íons H3O+ (íons hidrônio ou hidroxônio).

Conceito de base de Arrhenius

Conceito de base de Arrhenius - Substância, em solução aquosa, que libera como
ânionssomente íons OH- (íons hidroxila ou oxidrila).


Objetivo:

Estas práticas tiveram como objetivo identificar as propriedades ácido-básica de reagentes que, ao se misturarem com ácidos e base, a partir disso determinaremos se ocorrem ou não as reações verificadas experimentalmente em um tubo de ensaio, também mostraremos através de indicadores como a fenolftaleína, o alaranjado de metila eo azul de bromotimol qual o tipo de solução, se é básica ou ácida. Posteriormente identificaremos a ação dos ácidos fortes sobre bases, metais e carbonato.


Experimentos e Procedimentos

PARTE I

Experimento I:

Titulo: Identificação da acidez e basicidade de soluções


Materiais e Reagentes: Tubo de Ensaio, Solução de HCl, Fenolftaleína.


Procedimento Experimental:1. Em um tubo de ensaio, introduziou-se 2 ml de solução de ácido clorídrico (HCl).
2. Colocou-se 2 gotas de Fenolftaleína .
3. Observou-se a coloração.

Resultados: A partir das observações feitas a partir do experimento acima, pôde-se determinar que a coloração da solução no tubo de ensaio foi branco.

Discussão: Ao misturar a solução de ácido clorídrico com afenolftaleína verificou-se que internamente no tubo de ensaio ocorreu uma coloração branca, isto é explicado devido a fenolftaleína por ser um indicador de ácido- básico, neste experimento foi determinado que dentro do tubo de ensaio possuía uma substância ácida.

Experimento II:

Titulo: Identificação da acidez e basicidade de soluções

Materiais e Reagentes: Tubo de Ensaio, Solução de HCl,...
tracking img