Monoparenatl

881 palavras 4 páginas
FAMILIAS MONOPARENTAIS FEMININAS

Introdução

A família nos parece algo tão naturalizado, por ser uma instituição muito próxima da
Realidade de cada indivíduo que fica difícil compreender sua dimensão histórico‐social.No entanto, cabe destacar que nem todas famílias são iguais e nem são estáticas, estão em constante transformação. Por esse motivo podemos reconhecer diferentes modelos de família em cada momento histórico
.
O termo “família” é derivado do latim “famulus”, que significa “escravo doméstico”. Este termo foi criado na Roma Antiga para designar um novo grupo social que surgiu entre as tribos latinas.
A família é um sistema que se move através do tempo e vai sofrendo transformações que abrem espaço para novas formas de organização familiar deixando entrever crescentes números que forçosamente fazem com que se olhe as mudanças que vêm ocorrendo na estrutura familiar de forma mais cuidadosa e individualizada. (CERVENY, 2004, p. 99).

A família brasileira sofre constantes alterações tanto na sua composição quanto no seu comportamento isso ocorre devido as mudanças sociais, os avanços tecnológicos, e renovados modelos de vinculação, entre outros.
“Sendo a família uma construção e organização através da história, na sua constituição social requer conhecimentos das modificações por ela enfrentadas, seja em suas estruturas, sejam em suas funções na atualidade.” (JOSÉ FILHO, 2007, p. 13).

Familias Monoparentais

Podemos constatar que sempre existiu família, pessoas que de alguma forma estabeleceram vinculo importante o que muda sua composição, antes a família padrão era pai e mãe, hoje no século 20 esse formato de família já muda.
Diversos fatores externos ao grupo familiar advindos das modificações cultural e econômica, da aquisição tecnológica e de novos valores sociais e religiosos levaram à modificação da estrutura familiar, provocando nos indivíduos a necessidade de se adequarem internamente reformulando seus valores familiares e

Relacionados