Relatorio aula de campo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1264 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Relatório da Aula de Campo
Fazenda California
Prop. Ilton Oliviera de Sá

Pium – TO, em 21 e 22 maio de 2011
FAPAF – Pium/TO - Faculdade Antonio Propício Aguiar Franco
Disciplina: Recursos Hidricos e ... do Solo Professor: Marcos Leão
Acadêmico: Joaquim Ferreira da Costa

Relatório da Aula de Campo realizada na Fazenda California
Atividades: construção de EIA/RIMA de área paraimplantação de projeto.
Equipe de Professores: Marcos Leão, Guilherme Silva e Edivaldo (especialista em aves)
Participantes: 1ª Turma de Gestão Ambiental

Introdução:
Em se tratar de meio ambiente, impactos ambientais, uso sustentável, preservação, conservação e estudo de espécies, de fauna e flora, foi proposto pelo professor que fizéssemos uma aula de campo, onde poderíamos instalar redes paracaptura de alguns pássaros, demarcar uma área de floresta para catalogar as espécies de árvores existentes, e observar demais beleza cênica que a natureza oferece.

Esboço:

Por volta das 15 horas e trinta minutos do dia 21 de maio, partimos do pátio da Fapaf, digo, alguns componentes da 1ª turma do Curso de Gestão Ambiental, com destino àquela propriedade situada ali na margem direita do RioPium, ali chegando já se percebe que aquela propriedade de aproximadamente 100 há, foi desmatada para o cultivo de pastagens observando os princípios básicos da legislação ambiental, mata ciliar preservada, corredor ecológico, fatias de cerrado preservado etc.
Bem, ali chegando fizemos uma breve caminhada pela propriedade, observamos as edificações, locais para instalação do acampamento da turma,onde já observamos também algumas espécies de fauna e de flora, visitamos umas trilhas preparadas para instalação das redes, em fim um breve reconhecimento da área a ser estudada. Logo mais à noite, após a chegada de mais alguns componentes da turma juntamente com os professores Marcos Leão, Guilherme e um colaborador especialista em pássaros, seguimos para o campo onde já instalamos algumas redese demais armadilhas para captura de morcegos e insetos, tendo retornado algumas vezes no local para averiguação, onde não foi constatado nenhuma captura.
Continuando a pesquisa visitamos as margens de um ribeirão e uma represa em busca de capturar algum anfíbio onde capturamos uma única espécie de rã pimenta (leptodactylus labyrinthicus). A rã-pimenta (Leptodactylus labyrinthicus) é uma espéciede anfíbio de grande porte. Alimenta-se principalmente de invertebrados e pequenos vertebrados como aves.
É encontrada na região sudeste do Brasil além de países como Argentina, Bolívia, Paraguai e Venezuela. São encontrados em brejos, lagoas e pântanos. Os machos possuem braços maiores que os da fêmea além de apresentarem espinhos sexuais na região toráxica e possuem hábitos noturnos eprocuram se esconder na parte do dia. A carne de rã é bem apreciada em muitos países, sendo inclusive de alto custo, mas em função da rã touro ser maior que a rã pimenta ela é muito mais procurada para ser criada em ranários.

Rã Pimenta

As rãs possuem características biológicas e fisiológicas bem distintas dos animais comumente criados. O seu ciclo de vida compreende uma fase exclusivamenteaquática, onde recebem o nome de girinos, e outra terrestre (rã propriamente dita), porém com extrema dependência da água.
Rã-Pimenta
Familia: Leptodactilidae
Nome científico: Leptodactylus labyrinthicus
Tamanho: Aproximadamente 18 centimetros, podendo chegar a 25 centimetros.
Alimentação: Artropodes, pequenos vertebrados e outros anfibios menores
Ocorrência: Região de cerrado e caatinga doNordeste, Suldeste e região-central do Brasil e também na Argentina, Venezuela, Paraguai e Bolivia
Características: É o maior anfibio anuro do Brasil, sendo por isso muito caçado para a alimentação humana. Possue glândulas de veneno na pele que podem causar irritação em algumas pessoas. Sua vocalização lembra o latido de um cachorro rouco e abafado.
Após um breve espaço de tempo para repousarmos...
tracking img