Relatorio amilase

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1836 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA
DEPARTAMENTO DE QUÍMICA
BACHARELADO E LICENCIATURA EM QUÍMICA
BIOQUIMICA APLICADA

DETERMINAÇÃO DA ENZIMÁTICA DA AMILASE SALIVAR

DISCENTES: mAXSUEL RIBEIRO SILVA
jOSEPH


CUIABÁ/MT
2013
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA
DEPARTAMENTO DE QUÍMICABACHARELADO E LICENCIATURA EM QUÍMICA
BIOQUIMICA APLICADA

DETERMINAÇÃO DA ENZIMÁTICA DA AMILASE SALIVAR

Relatório referente à disciplina Bioquímica Aplicada, do curso de bacharelado e licenciatura plena em Química, ministrado pelo Prof. Msc. Mayara Peron Pereira, como nota parcial para conclusão da disciplina.

DOCENTE: Prof. Msc. Mayara Peron Pereira

CUIABÁ/MT
2013
Introdução

Ométodo utilizado na determinção da atividade enzimatica é o Somogyi Nelson, foi desenvolvido e adaptado na década de 40 e 50 pelos bioquímicos Michael Somogyi e Norton Nelson, inicialmente utilizado para detecção de açúcar no sangue, hoje é um método muito empregado no setor sucroalcooleiro para quantificação do teor de açúcar redutor, fornecendo resultados confiáveis e precisos.
O métodoconsiste analise quantitativa por fotometria de absorção molecular do Mo2O7, que em função das condições impostas pelo método é proporcional a quantidade do açúcar redutor presente na amostra.

2 - Fundamentações Teóricas

Figura [ 1 ]
O amido é um polissacarídeo que tem como função biológica primaria nos vegetais a reserva energética, é armazenado nas células “parênquima amilífero”. Formado porunidades de glicose polimerizadas por ligações glicosídicas α 1-4, podem ser encontrados na forma de dois principais grânulos; a amilose e amilopectina, a amilose não apresenta ramificações e apresenta estrutura helicoidal, já a amilopectina, possui uma estrutura ramificada similar ao glicogênio, porém com ramificações mais espaçadas, a cada 24-30 moléculas de glicose, as ramificações sãorealizadas por ligações do tipo 1-6(figura 1).
A amilase salivar é uma enzima especifica para hidrolise das ligações glicosídicas α 1-4, o tratamento do amido com a amilase salivar produz glicose ou oligômeros.
Os açucares são classificados em redutores e não redutores, o grupo redutor corresponde ao grupo hemiacetal, um carbono ligado a “OH” e “OR” (no caso da glicose o carbono um, quando no estadocíclico, figura 2a), os hemiacetais são caracterizados por estarem em equilíbrio termodinâmico com a forma “ceto” e “Aldo” (Aldo no caso da glicose). Ocorre que com a polimerização das unidades de glicose (ligações glicosídicas α 1-4) para formação das moléculas de amido, esses grupos hemiacetais são convertidos em grupos acetais (carbono ligado ao simultaneamente a ois grupo “OR”) restando apenas umúnico grupo redutor em uma das extremidades da cadeia
. Figura [ 2 ]
A estratégia utilizada nesse experimento para a determinação relativa da atividade da enzima amilase salivar foi a quantificação do açúcar redutor, sendo que com a hidrolise de cada ligação glicosídica α 1-4 catalisada pela amilase, mais um grupo redutor é formado, tendo-se assim uma proporção direta do teor de açúcar redutorcom a atividade enzimática. O método utilizado é o de Somogyi Nelson, que consiste no reativo Somogyi (solução cupro-alcalina) fundamentado na propriedade que os açucares redutores apresentam em reduzir o Cu2+(íon cúprico) em Cu1+(íon cuproso). Os açucares redutores reduzem o íon cúprico presente no reativo somogyi, a íon cuproso, que é convertido em oxido cuproso, que reduz o compostoarsênio-molibdica, para oxido molibdênio (Mo2O7), figura 3, de coloração azul de molibdenio, cuja intensidade de cor é proporcional a quantidade de açúcar redutor existente na amostra podendo assim ser mensurado colorimetricamente em espectrofotometria. No experimento em questão foi utilizado um espectrofotômetro para determinação da absorbância em 510nm.
3 - Objetivo
Determinar o pH e a temperatura...
tracking img