Abuso sexual

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (484 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A “violência sexual” tornou-se um fenômeno social com contornos próprios no final do século XX, vem ganhando visibilidade crescente e reunindo cada vez mais esforços e instância de controle. Aaversão ao problema parece ter uma adesão coletiva e uma relativa unanimidade. No entanto, isso não significa que não existam controvérsias em torno da maneira de entender o fenômeno, de descrevê-lo e debuscar soluções.
Apesar da grande quantidade de estudos sobre o assunto, as informações atualmente disponíveis sobre as conseqüências do abuso sexual contra a criança ainda são limitadas. Estalimitação não invalida as informações, mas faz com que tenham que ser usadas com cuidado e de forma adequada.

Os comportamentos apresentados pela criança vítima de abuso sexual são levados para sua vidaadulta e podem provocar disfunções mais sérias se não forem tratados. Sabe-se com relativa certeza que o impacto a longo prazo do abuso sexual pode resultar em várias formas de psicopatologia e em algunsdistúrbios específicos no comportamento e identidade sexual. No entanto, o grau de traumatização depende também da idade e funcionamento prévio da criança, da intensidade de coerção ou ameaça físicade que ela foi alvo, da freqüência, duração e extensão do abuso e do grau de apoio que a família é capaz de lhe proporcionar, perpetuando as seqüelas ou aliviando sua dor.

O abuso sexual é umaforma de aprisionar a vontade e o desejo da criança, comprometendo sua integridade física, emocional e psíquica, principalmente se os agressores são seus próprios pais. Assim, para ser capaz deidentificar e tratar vítimas de abuso sexual, o profissional precisa conhecer profundamente as características, efeitos e estratégias de tratamento relativas a este fenômeno particular.Essencial também éentender a família onde o abuso sexual ocorre, levando em consideração o contexto social, cultural, político e histórico em que ela está inserida

A violência contra a criança é um assunto que...
tracking img