Relatorio acidos e bases

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2105 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE SALVADOR
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA E ARQUITETURA
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

RELATÓRIO DE QUÍMICA – 4ª PRÁTICA


SALVADOR, BAHIA, BRASIL
2012

RELATÓRIO DE QUÍMICA – 7ª PRÁTICA |
|
Relatório apresentado ao curso de graduação em Engenharia Civil, do Departamento de Engenharia e Arquitetura na Universidade Salvador – UNIFACS, como avaliação parcial da disciplina,Química Tecnológica.Nome do orientador: Prof. Alexandre Wentz |
SALVADOR, BAHIA, BRASIL.2012 |
1. REFERENCIAL TEÓRICO

Ácidos e bases
As palavras ácido e base são de uso comum, não fazendo parte apenas do vocabulário dos químicos. Nós as vezes nos referimos a uma fruta como ácida; utilizamos produtos básicos, como soda cáustica, para desentupir pias; utilizamos produtos de limpeza à base deamônia para remover gorduras do fogão e na cozinha em geral; tomamos bicarbonato de sódio quando estamos com acidez estomacal excessiva; falamos da chuva ácida etc. Quase todos os produtos que utilizamos em casa, de uma forma ou de outra, necessitaram de uma base ou de um ácido durante seu preparo.
Nos laboratórios e nas indústrias químicas, onde novas substâncias são criadas e produzidas a cada dia,são sempre utilizadas substâncias ácidas ou básicas.
Para o entendimento de muitas reações que envolvem compostos orgânicos, os conceitos de ácidos e bases são de extrema importância. As teorias sobre essas substâncias passaram por diversas reformulações ao longo dos anos. A primeira definição surgiu em 1887, proposta pelo químico sueco Svante Arrhenius. Segundo ele, ácidos seriam substânciascujas soluções aquosas contivessem excesso de íons H+, enquanto bases seriam substâncias cujas soluções aquosas contivessem excesso de íons OH-. Por essa noção limitar-se às soluções aquosas, não tardou que surgissem novas definições. Os dois conceitos mais frequentemente usados hoje em dia são o de Bronsted-Lowry e o de Lewis.

Ácidos e bases de Bronsted-Lowry
Uma teoria geral sobre ácidos ebases foi proposta, independentemente, pelos químicos Johannes N. Bronsted e Thomas M. Lowry em 1923. De acordo com o conceito de Bronsted-Lowry, ácidos são substâncias capazes de doar um ou mais prótons (H+) em uma reação química, e bases, substâncias capazes de aceitar um ou mais prótons. Um exemplo geral de uma reação ácido-base é representado a seguir:

Note que a base B:, ao receber umpróton, é convertida na espécie H-B+, enquanto o ácido H-A, ao ceder um próton, é convertido em :A-. O próton não pode fazer duas ligações covalentes, assim, durante a reação, o par de elétrons não ligantes de B: é utilizado para fazer nova ligação com o H+, ao mesmo tempo em que ocorre a quebra da ligação H-A. Com isso, o par de elétrons da ligação H-A passa a ficar com o grupo A, de modo que este setorna negativo. Observe que, na equação anterior, foram utilizadas duas setas para representar que o sistema está em equilíbrio. Isso significa que a espécie H-B+ pode fornecer um próton para o ânion :A-, revertendo o processo. Nesse caso, H-B+ funciona como ácido, sendo denominado ácido conjugado de B, enquanto :A- funciona como base, sendo denominada base conjugada de H-A. Portanto, de acordo como conceito de Bronsted-Lowry, uma base conjugada é a espécie resultante quando um ácido doa um próton, enquanto ácido conjugado é a espécie formada quando uma base recebe um próton.
Note que, de acordo com esse conceito, mesmo que uma substância seja classificada como ácido, ela apenas atuará como tal na presença de uma base.
Considere, por exemplo, a dissolução de HCl em água:Hidroxi-compostos: Ácidos e Bases

Um hidroxi-composto é aquele que apresenta o grupo OH-, ou hidroxi, em sua estrutura. Os elementos metálicos formam hidroxi-compostos chamados hidróxidos. São as bases, e quando dissolvidas em água liberam íons, OH, em solução, no processo chamado dissociação.
Os não-metais, por outro lado, formam hidroxi-compostos que são ácidos. A solução é considerada neutra...
tracking img