Relatorio acido-base

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1361 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
|[pic] |Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
| |Campus de Cornélio Procópio |
| |Curso de Engenharia de Computação |RELATÓRIO AULA PRÁTICA DE QUÍMICA
PRÁTICA nº 02 – FUNÇÕES QUÍMICAS – ÁCIDO E BASE



Cornélio Procópio – PR
01/09/2011

RESUMO

O objetivo dessa prática foi verificar os indicadores ácido-base, a condutividade elétrica, a solubilidade em água e a decomposição térmica das bases, também para observar as reações de neutralização e a reação de ácido com metais. Pararealizar a experiência dos indicadores ácido-base utilizamos papel tornassol azul e vermelho, fenolftaleína, metilorange, solução de HCl (0,1 mol/L), solução de NaOH (1 mol/L). Colocamos solução de HCl (0,1 mol/L) em três tubos de ensaio, no primeiro adicionamos papel de tornassol azul, e observamos que o papel ficou vermelho, logo colocamos duas gotas de fenolftaleína no segundo tubo, entãoficou incolor, em seguida foi adiciona no terceiro tubo duas gotas de metilorange, mudou a coloração para vermelho, assim conseguimos afirmar que HCl (0,1 mol/L) que é um ácido forte, pois com a coloração vermelha, logo que metilorange foi inserido demonstrou que o ph da solução era menor que 2,9.
Colocamos solução de NaOH (1 mol/L) em três tubos de ensaio, no primeiro tubo adicionamos papel detornassol vermelho, então o papel ficou azul, evidenciando ser o ph > 8, no segundo tubo adicionamos três gotas de fenolftaleína, ficou vermelho a solução, comprovando que se tratava de solução com ph > 10, no terceiro tubo foi colocado três gotas de metilorange, e a solução ficou alaranjada, demonstrando o ph > 4,6 (evidenciando um ácido fraco ou uma base), nesse caso com os outros dados foipossível ter certeza que era uma base.
Foi colocado em um Becker de 50 ml cerca de 20 mL de água deionizada, em seguida mergulhamos na água os eletrodos de um circuito elétrico. Foi observado que nada houve. Adicionamos ao Becker com água deionizada 2 mL de solução de HCl 1,0 mol/L, após isso mergulhamos na solução os eletrodos de um circuito elétrico, assim a lâmpada acendeu. Portanto houvedissociação, e isso fez com que tivesse condução elétrica.
Foi colocado em um outro um Becker cerca de 20 mL de água deionizada, e adicionado duas pastilhas de NaOH sólido e foi homogeneizado. Mergulhamos os eletrodos de um circuito elétrico na solução. Através desse processo foi comprovado que ocorreu ionização._____________________________________________________________________

SIMBOLOGIA


C = m/v
c = concentração comum [g/l]
m = massa do soluto [g/L-1]
v = volume-padrão de solução

Ƭ = m1/m
Ƭ = título de massa
m1 = massa de soluto
m = massa de solução

_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________

SUMÁRIO

RESUMO 2
SIMBOLOGIA 3
1 INTRODUÇÃO 5
2OBJETIVOS 5
2.1 Objetivos Gerais 5
2.2 Objetivos Específicos 5
3 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA 6
3.1 Definição Ácido e Base 6
3.2 Dissociação e Ionização 6
4 MATERIAL E MÉTODOS 8
5 PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL 9
5.1 Indicadores Ácido-Base 9
5.2 Propriedades 9
7 CONCLUSÕES 12
REFERÊNCIAS 13



1 INTRODUÇÃO



O experimento será feito para verificar os indicadores ácido-base, acondutividade elétrica, a solubilidade em água e a decomposição térmica das bases, também para observar as reações de neutralização e a reação de ácido com metais.

2 OBJETIVOS


2.1 Objetivos Gerais


Identificar as propriedades químicas de ácidos e bases


2.2 Objetivos Específicos


– Identificar qualitativamente o pH do meio através de diferentes indicadores ácido-base.
–...
tracking img