Deficientes visuais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 66 (16316 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS CENTRO DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS HUMANAS CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

Publicações sobre a escolarização de crianças com Paralisia Cerebral na RBEE: 2000 – 2008.
VIVIAN CAROLINE DE LIMA

SÃO CARLOS 2008

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS CENTRO DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS HUMANAS CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

Publicações sobre a escolarização decrianças com Paralisia Cerebral na RBEE: 2000 – 2008.
VIVIAN CAROLINE DE LIMA

Trabalho de conclusão de Curso apresentado à Universidade Federal de São Carlos como parte
de requisito para a obtenção do título de graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia, orientado pela Prof. Dra. Enicéia Gonçalves Mendes e co-orientado pela Ms. Gerusa Ferreira Lourenço.

SÃO CARLOS 2008 AGRADECIMENTOS A Deus, meu criador e Senhor de todas as coisas, pela sabedoria, força, ânimo e coragem com que me conduz, por não permitir que os meus pés vacilassem no árduo caminho percorrido nestes quatro anos de luta e por colocar em mim a certeza de que Nele tudo posso. Aos meus pais, João e Edna, pelo incentivo quando pensei em desistir, pelas orações quando fraquejei na fé, e por serem a basefundamental de mais esta conquista. Aos meus irmãos, Guilherme e Leonardo, por fazerem parte de mim. Ao meu amor Adauto, por me compreender, me respeitar e fazer dos meus momentos os “nossos” momentos. À Professora Dra. Enicéia Gonçalves Mendes, minha orientadora, e à Ms. Gerusa Ferreira Lourenço, minha co-orientadora, por compartilharem comigo sabedoria e conhecimentos, pela dedicação e disponibilidadecom que me acompanharam e por me mostrarem as ferramentas necessárias à realização deste trabalho. À Professora Dra. Cristina Yoshie Toyoda, pela gentileza ao aceitar participar da banca examinadora deste trabalho e por ter me ajudado a dar os primeiros passos na área da Educação Especial. Às minhas colegas do curso de Pedagogia Merilin, Ivone, Marcela e Tammy, por compartilharem comigo todos osmomentos vividos ao longo destes quatro anos. A todos que torcem por mim, por me darem forças para que eu continue seguindo em frente.

RESUMO A educação da pessoa com deficiência passou por vários momentos ao longo da história até que fosse estabelecida uma filosofia que pressupõe a inclusão de fato deste público no contexto social e, principalmente, no espaço escolar. Assim, algumas questõesque perpassam o processo de escolarização da criança com necessidades educacionais especiais, especialmente daquelas com paralisia cerebral, foi o tema do presente estudo, buscando refletir sobre as formas possíveis de se efetivar a escolarização deste tipo de alunado nas classes comuns, das escolas regulares. O projeto de pesquisa em questão teve por objetivo investigar esta temática por meio daanálise das produções científicas publicadas na Revista Brasileira de Educação Especial entre os anos 2000 e 2008, a fim de se identificar quais têm sido as contribuições da literatura científica para compreender as implicações deste tipo de deficiência para a escolarização de crianças e jovens que a portam. De um total de 21 revistas, totalizando 173 artigos, foram encontrados apenas nove sobrea temática da escolarização de crianças com paralisia cerebral, os quais representam 5% das publicações no período. Os nove artigos foram analisados em termos dos seguintes aspectos: autoria e filiação institucional dos autores, temas abordados, objetivos dos estudos, fontes de informação para a coleta de dados, contextos estudados, metodologias empregadas, referencial teórico, justificativas eprincipais conclusões dos estudos. Os resultados apontam que a produção científica sobre o tema parece ser relativamente escassa ainda, e a principal evidência dos estudos analisados é a de que ainda há muito que ser feito para que o tão falado direito incondicional à educação seja concretizado, tendo a escola uma grande parcela de responsabilidade no caminho à efetiva inclusão. Considerando as...
tracking img