Relatorio 1 - eletricidade i

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1286 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ
Disciplina: Eletricidade Básica
Professor: Júlio César de Carvalho Ferreira

Laboratório de Eletricidade Básica
Prática de Laboratório No1
Assunto: Instalações Elétricas

Aluna: Thais Pereira de Sequeira
Engenharia Metalúrgica
DMM – UFRJ
1) Resumo:
Nesta prática de laboratório, o objetivo será introduzir as partes de umainstalação elétrica e seus equipamentos e peças, por exemplo, condutos, disjuntores, interruptores etc. Dessa forma, será possível identificar os diferentes equipamentos da instalação em plantas elétricas, ou seja, desenhos da contrução civil onde são adicionados os sistemas elétricos. Além disso, o objetivo também é tornar o aluno capaz de montar pequenas instalações elétricas.

2) Introdução:A energia elétrica é gerada em uma usina ou estação geradora, sendo posteriormente transmitida para uma subestação de distribuição. Ela que fará a distribuição primária da energia até os transformadores de distribuição, que podem ser vistos nos postes das ruas. Logo mais irá ocorrer a distribuição secundária, dos transformadores para as instalações elétricas ou equipamentos de indústriasou de residências. Para que todo o projeto funcione perfeitamente é necessária a elaboração de um projeto elétrico que define como se distribuirão os pontos de luz, as tomadas, o quadro de distribuição etc, da residência, ou seja, como será a instalação elétrica.
Podemos definir o conceito de instalação elétrica como o ramo da engenharia elétrica que lida com a geração de energia (nausina, em alta tensão), sua transformação (de alta para baixa tensão, por meio de transformadores) e seus pontos de utilização nas residências ou nas indústrias (soquetes, tomadas, etc.).
As instalações elétricas residenciais ou prediais no Brasil são ditadas pela norma NBR 5410, o que significa que ela é apenas aplicada a instalações de baixa tensão (definida como inferior a 1000V efreqüência inferior a 10KHz em corrente alternada ou 1500V em corrente contínua).
Há variados tipos de materiais e equipamentos utilizados em instalações elétricas, como condutos, caixas, buchas, chaves, disjuntores, fusíveis, interruptores, quadros, tomadas etc. A norma NBR 5410 dita a simbologia que cada um desses equipamentos ou materiais terá na planta elétrica.
Além disso,esse ramo da engenharia elétrica dimensiona bitolas de ramais, alimentadores, etc. Como também o dimensionamento de queda de tensão, afinal em instalações prediais, ocorre maior queda de tensão em andares superiores.
Claro está que também é estudado tipos de proteção de condutores, para que a operação ocorra com segurança e sem risco de falha dos equipamentos.

3) Materiais eMetodologia:
i) Materiais utilizados na experiência:

1 lâmpada flourescente de 40W/115V;
4 lâmpadas incandescentes de 100W/115V (com receptáculos);
1 tomada simples;
3 interruptores simples;
1 interruptor de duas seções;
2 interruptores three-way;
1 motor fásico;
1 chave magnética;
10 m de fio #1,5 mm2, PVC/70;
2 disjuntores monopolares de 10A;
1 disjuntor tripolar de 15A;
1 chave de facabipolar com fusíveis;
1 chave de faca tripolar com fusíveis;
1 chave bóia.
ii) Metodologia da experiência:

A experiência consistirá, primeiramente, na comparação das figuras presentes na apostila com as instalações montadas no laboratório e, a partir disso, verificar o funcionamento destas instalações.
Logo depois, faremos a montagem de uma pequena indústria, com seusdiversos cômodos, como escritório, banheiro, hall etc, conforme solicitado na apostila.

4) Questionário:

1) Para um circuito de iluminação, explicar as razões de se ligar o fio neutro direto à lâmpada e o fio fase ao interruptor e não ao contrário.

As razões para este tipo de conexão são:

(i) possibilita o reparo das lâmpadas e sua substituição sem risco de choque elétrico;...
tracking img