Libras

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 32 (7863 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Surdez na Família e o Desenvolvimento da Linguagem

3

1. OBJETIVOS
• Compreender e identificar os conceitos de fala, língua e linguagem. • Compreender e demonstar o processo normal de aquisição da linguagem. • Entender e caracterizar o processo de aquisição da língua de sinais pelas crianças surdas. • Entender e reconhecer a dinâmica familiar do surdo. • Compreender e relacionaras implicações que a surdez acarreta no sistema familiar e a importância deste no processo educacional da criança surda. • Conhecer e identificar modelos de intervenção com a criança surda.

2. CONTEÚDOS
• Fala, língua e linguagem. • Aquisição normal da linguagem.

EAD

78

© Língua Brasileira de Sinais

• • • •

Aquisição da língua de sinais. Dinâmica familiar.As implicações da surdez no sistema familiar. Modelos de intervenção na surdez.

3. ORIENTAÇÃO PARA O ESTUDO DA UNIDADE
Antes de iniciar o estudo desta unidade, é importante que você leia as orientações a seguir: 1) Releia os trechos que considerar mais importantes ou com os quais tiver alguma dificuldade. 2) Para que você tenha um bom desenvolvimento no estudo desta disciplina euma boa compreensão dos conceitos abordados, é fundamental interagir com seu tutor e colegas na Sala de Aula Virtual, sanando suas dúvidas e levantando novos questionamentos acerca desta temática. 3) Não deixe de realizar a leitura do texto complementar apresentado ao final desta unidade. Esta leitura irá ajudá-lo a compreender as relações entre a surdez e o sistema familiar. 4) Aofinal desta unidade, você encontrará algumas questões autoavaliativas. Responda todas as questões e, em caso de dúvidas, entre em contato com o seu tutor e com os seus colegas na Sala de Aula Virtual para solucioná-las.

4. INTRODUÇÃO À UNIDADE
Na unidade anterior, você estudou os aspectos relacionados à audição normal e aos problemas do aparelho auditivo, enfocando as implicações quea perda de audição pode acarretar para ao processo educacional da criança surda. Agora, estudaremos as consequências que a surdez pode proporcionar ao desenvolvimento cognitivo, linguístico e afetivo
Centro Universitário Claretiano

© A Surdez na Família e o Desenvolvimento da Linguagem

79

do surdo, bem como suas consequências para todo o sistema familiar. Discutiremos,também, a importância da língua de sinais para um desenvolvimento adequado da criança surda e a necessidade do envolvimento da família no processo educacional dessa criança. Finalizando, abordaremos as questões relacionadas à língua de sinais e à educação das crianças surdas. Temos certeza de que os conteúdos que iremos estudar de agora em diante o ajudarão a compreender as especificidadeslinguísticas e educacionais dos surdos.

5. FALA, LÍNGUA E LINGUAGEM
A audição é o principal canal pelo qual a linguagem e a fala são adquiridas. Assim, a perda da audição, principalmente, no período pré-verbal, ou seja, antes da aquisição e do desenvolvimento da linguagem e da fala, pode trazer consequências desastrosas para a criança. A manifestação mais evidente da surdez é a ausência dafala, pois a deficiência auditiva dificulta ou impede o acesso da criança à linguagem oral. A maioria dos surdos apresenta um atraso no desenvolvimento da fala e da linguagem, e, muitas vezes, não consegue adquirir uma língua. No entanto, a ausência do domínio de uma língua pode causar um prejuízo em todo o processo de aprendizagem. Antes de falarmos sobre o desenvolvimentoda criança surda, é fundamental apresentarmos alguns esclarecimentos sobre os conceitos de "fala", de "língua" e de "linguagem". A fala, segundo Goldfeld (1997), é a materialização da língua na variante fônica, sendo realizada através de um processo de articulação de sons. Refere-se à linguagem em ação, à produção linguística do falante no discurso.

80

© Língua...
tracking img