Relatoria de visita tecnica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1311 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA – UESB
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS – DCSA
CURSO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS

VISITA TÉCNICA REALIZADA AO POVOADO DE LAGOA DAS FLORES NA CIDADE DE VITÓRIA DA CONQUISTA-BA

Vitória da Conquista - BA
2012

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA – UESB
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS – DCSA
CURSO DE CIÊNCIAS ECONÔMICASVISITA TÉCNICA REALIZADA AO POVOADO DE LAGOA DAS FLORES NA CIDADE DE VITÓRIA DA CONQUISTA-BA

Relatório da visita técnica realizada ao Povoado de Lagoa das Flores na cidade de Vitória da Conquista-BA sob a responsabilidade do docente Eric Lupo como requisito parcial de avaliação da disciplina Economia Agrícola I, ministrada no período letivo de 2011.2, no Curso de Ciências Econômicas da UESB.Vitória da Conquista - BA
2012

SUMÁRIO

1.0. RESUMO1
2.0. INTRODUÇÃO1
3.0. OBJETIVOS1
3.1. Objetivo Geral1
3.2. Objetivos Específicos1
4.0. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA2
5.0. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS3
5.1. Descrição do processo produtivo de hortaliças no Povoado de Lagoa das Flores 3
6.0. CONSIDERAÇÕES FINAIS4
7.0. REFERÊNCIAS4

1.0. RESUMO

A visita técnica realizada nopovoado de Lagoa das Flores em Vitoria da Conquista no dia 06 de março de 2012 contou com a presença de uma engenheira agrônoma Srª Ione, a professora do curso de economia Maíra Ferraz, e de diversos estudantes do curso de economia e agronomia, o objetivo da visita foi conhecer a realidade dos produtores daquele povoado, e a importância do PRONAF na produção e desenvolvimento daquele lugar. Pudemosconstatar que antes da ajuda levada praquele povoado pelo PRONAF, os produtores obtinham muitas perdas e pouca rentabilidade, pois não tinham conhecimentos técnicos para o manejo eficiente da produção. Com os conhecimentos levados por esse projeto os produtores puderam usufruir de cursos, e principalmente crédito financeiro para remanejar sua produção.

2.0. INTRODUÇÃO

Em sala de aula foipossível conhecer o conceito de agricultura familiar que é basicamente o cultivo da terra realizado pelos pequenos proprietários de terra, que utilizam como mão-de-obra geralmente os membros da sua família. Com esses conhecimentos nós pudemos constatar que é esse tipo de agricultura predominante na Lagoa das Flores, pudemos constatar também traços do Novo-rural e da multifuncionalidade.

3.0.OBJETIVOS

4.1. Objetivo Geral:
Este relatório tem como principal objetivo relacionar o que foi estudado em sala de aula e o que foi constatado durante a visita técnica da Lagoa das Flores.
4.2. Objetivos Específicos:
4.3.1. Estudar a forma de produção na Lagoa das Flores.
4.3.2. Estudar os benefícios do uso do biogel.
4.3.3. A melhoria da produçãocom o sistema de irrigação.
4.3.4. Os benefícios do PRONAF.

4.0. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Esta visita teve como principal objetivo ver de perto conceitos estudados em sala de aula.
Para essa análise se faz necessário conhecermos o conceito de multifuncionalidade que segundo SANTOS, COUTO e ROCHA (2005), se trata basicamente novos papéis que a agricultura assume além do seu papelprimário que é a produção de alimentos, a agricultura pode moldar paisagens, trazer bem-estar para a sociedade, diminuir a evasão rural e outros benefícios muito importantes.
Outro conceito importante a ser estudado é o Novo-rural, segundo Graziano da Silva o Novo-rural se trata da mistura entre o meio rural e o meio urbano, de forma que o limite entre um e outro está cada vez mais estreito, ouseja, antigamente as famílias do meio rural trabalhavam basicamente na agricultura, mas com a urbanização do meio rural, algumas pessoas da família passaram a trabalhar no setor industrial e de serviços para poder complementar a renda familiar.
Estabelecendo o conceito também de campesinato, podemos constatar que se trata de grupos sociais de base familiar que se dedicam a agricultura familiar na...
tracking img