Relatori de estagio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1308 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CURSO: Licenciatura em Artes SÉRIE: 2º Ano TURMA: A






PROFESSORA:






PROJETO DE ESTÁGIO






1. Tema: Artes Plásticas






2. Título: Cor e Ação expressando Arte com o Abstracionismo de Jackson Pollack






3. Introdução: Considerando as especificidades da arte e a sua abrangência no campo da educação e desenvolvimento das pessoas, sepropõe neste estágio realizar um trabalho educativo e artístico com os alunos da APAE (Associação entre Pais e Amigos de Cascavel) a fim de obter experiência pedagógica nesta modalidade da educação e assim apreender aspectos sobre os conteúdos, metodologias propostas entre outros.


Sob esta perspectiva também buscasse compreender como ocorre o desenvolvimento das crianças com deficiência,como é o seu processo de apropriação do conteúdo e como a arte adquiri importância no desenvolvimento intelectual, físico, social e psíquico dos alunos da APAE.


Nesse sentido a arte na APAE visa contribuir no processo ensino aprendizagem tanto estético artístico como intelectual, pois trata e retrata a realidade de cada individuo (e de todos) e sua dificuldade assim buscar-se á aexpressão artística dos alunos, ao mesmo tempo em que se mostrará a escola campo de estagio uma forma diferente de interação artística na quais estes desenvolvam sua criatividade e liberdade.














4. Justificativa: A arte é o principal campo onde é possível trabalhar diferenças, limitações e dificuldades, especialmente nas instituições escolares com alunos portadores denecessidades especiais, pois devemos evidenciar que estamos educando um ser humano. A amplitude do ensino de artes na educação de pessoas com necessidades especiais, no sentido de ver, fazer e contextualizar pode referenciar-se por ser uma linguagem universal, não precisa ser traduzida.


As cores frias e quentes através da arte abstrata é uma das maneiras de expressar sentimentos semmedo de ser feliz, pois o movimento abstrato quebrou com o tradicionalismo, que buscava sempre a representação realista da vida e das coisas, tentando imitar com perfeição a natureza, ela não segui padrões acadêmicos, trabalha no acaso, intuições e sentimentos, através de formas irreconhecíveis. Portanto, uma mesma obra de arte pode ser vista sentida e interpretada de várias formas. A importância da arte para a educação especial no desenvolvimento intelectual, físico, social e psíquico dos alunos, é exatamente a maneira com que as pessoas conseguem se comunicar não verbalmente, desta forma, oferecer melhores subsídios para que elas possam se comunicar e se expressar dentro de suas necessidades e limitações.










5. Objetivos:






Geral:Desenvolver um trabalho didático pedagógico reflexivo, sobre as potencialidades da arte na vida do deficiente e a potencialidade do deficiente para fazer arte, buscando através de um trabalho didático pedagógico proporcionar um conhecimento global de mundo dando oportunidade ao aluno para que ele crie,


invente e possa transformar a realidade, desenvolvendo a sensibilidade, a percepção eimaginação através dos recursos da ARTE.






Específico –


• Interagir com os alunos usando a arte como mediação;


• Determinar o processo de criação com fundamentação em Jackson Pollac;


• Trabalhar o abstracionismo de Jackson Pollack de varias formas e cores, também realizar atividade com base nas obras de Van Gogh;














6. Fundamentação Teórica:Propõe-se uma educação de qualidade para todos, com aceitação, convivência e valorização das diferenças. Na concepção de "todos" também se incluem, portadores de necessidades especiais.


Todas as pessoas são capazes de aprender, independente de sua condição ou suas necessidades especiais, desde que respeitando seus limitações e tempo de aprendizagem.


De acordo...
tracking img