Desigualdade social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (687 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
•Introdução

Nesse trabalho, falaremos sobre a desigualdade social, um problema que afeta parte considerável da população do mundo todo.
Mostraremos as causas e consequências da má distribuição derenda na sociedade.

•História da desigualdade no Brasil


Até 1930, a economia de Brasil era voltada para a produção agrária, que coexistia com o esquema agro-exportado, sendo o Brasil umexportador de matéria-prima.
Na década de 30, vieram as indústrias. As indústrias criaram condições para a acumulação capitalista, que era evidenciado pelo papel estatal quanto a interferência da economia(onde o governo passou a criar condições para a industrialização) e também pela implantação de indústrias, voltadas a produção de máquinas, equipamentos, etc...
A política econômica não se voltavapara a criação, mas pelo desenvolvimento de setores de produção, que economizaram mão-de-obra. O resultado disso foi o desemprego que ocorreu.

• Causas e consequências
Percebe-se, através depesquisas, estudos e levantamentos feitos por órgãos competentes, que os países onde a desigualdade social é elevada, também registram índices igualmente elevados de outros fatores negativos, tais como:violência e criminalidade, desemprego, desigualdade racial, guerras, educação precária, falta de acesso a serviços públicos de qualidade, diferenciação de tratamento entre ricos e pobres, entre outros.•Violência e criminalidade

A violência é um tipo de comportamento que, como consequência, causa dano a uma pessoa ou grupo de pessoas, ou objeto, e viola a integridade física oupsicológica do indivíduo. É a força física ou psicológica empregada de maneira excessiva e danosa a outrem. E a criminalidade é, para o Direito uma conduta atípica, passível de culpa, a qual viola umcódigo de leis ou constituição praticada por seres humanos, e vulgarmente tida como um ato que transgride o princípio da moralidade.
Violência e criminalidade são fenômenos que...
tracking img