Relato financeiro ii

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1595 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Escola Superior de Ciências Empresariais Contabilidade e Finanças Nocturno

Relato Financeiro II

Docentes: Prof.ª Teresa Alves Prof. Carlos Mata Discentes: Andreia Pissarra nº 073215291 Filipa Ventura nº 073215535 Soraia Patrão nº 073215294 Setúbal 14 de Janeiro 2010

Identificação do Sector de Actividade

2

Identificação das Empresas





• •

• •

Tem como principaisactividades: a gestão de sistemas de transporte de energia, transporte de energia eléctrica, compra e venda de energia eléctrica. É um dos poucos operadores na Europa, que tem presença simultânea na electricidade e no gás natural. Missão: Garantir o fornecimento ininterrupto de electricidade e gás natural ao menos custo. Visão: Ser um dos operadores de sistemas de transporte de electricidade e gásmais eficientes da Europa. Valores: Garantir abastecimento, Imparcialidade, Eficiência, Sustentabilidade Estratégia: Para concretizar a sua missão de ser um dos operadores mais eficientes da rede de transporte de energia da Europa.
Fonte:

• • •







Está presente na actividade de distribuição e na comercialização de electricidade e gás natural Quota de 65% do mercado em energiavendida. Missão: Implementação de novos processos na área da manutenção e optimização da exploração da rede. Visão: Desenvolvimento de novos produtos e soluções, Integrar a sustentabilidade ao mais elevado nível da gestão da empresa. Valores: Empresa dialogantes, Responsável e Inovadora, Bem estar e qualidade de vida das gerações futuras não são esquecidas. Estratégia: Identificar as melhorespráticas e promover parcerias internas e externas. Desenvolver uma cultura empresarial de excelência.

Fonte:

3

Análise do Relatório de Gestão
Conformidade com Artº66 CSC
Exposição fiel e clara sobre a evolução dos negócios, desempenho e da posição da sociedade. Descrição dos principais riscos e incertezas com que a sociedade se defronta. Evolução da gestão nos diferentes sectores que asociedade exerceu actividade. Factos relevantes ocorridos após o termo do exercício. Evolução previsível da sociedade. Detalhes das acções próprias. Autorizações concedidas em negócios entre a sociedade e os seus administradores. Proposta de aplicação de resultados devidamente fundamentada. Existências de sucursais da sociedade. Objectivos e políticas da sociedade em matérias de gestão de riscosfinanceiros.
x* x* x* x* x* x*

* A informação não se encontra no Relatório de Gestão, no entanto é mencionada noutros pontos do relatório.

4

Factos destacados no R.G.

• Análise Económica e Financeira:
-Análise dos resultados de 2009 -Investimento -Financiamento e Dívida


-

Negócios:
Estrutura organizacional Enquadramento da Actividade Síntese da Actividade

•Ambiente, Sociedade,Governance •Recursos Humanos:
-Caracterização -Formação -Avaliação de desempenho -Seguro de Saúde -Planos de reforma e pré-reforma -Segurança no trabalho de prestadores de serviços externos



Contributo Para a Sustentabilidade:

-Colaboradores -Clientes -Fornecedores -Comunidade -Desempenho Ambiental

•Infra-Estruturas técnicas no final de 2009:
-Electricidade e Gás Natural

5 Identificação dos Stakeholders

Accionistas:
“(...) Em 2009, os administradores não executivos tiveram um papel de relevo na formulação da estratégia empresarial empresarial e intervieram activamente na sua implementação.” (REN, 2009:86)

Colaboradores:
“(...) a REN necessita de quadros muito qualificados, o que torna mais exigente a política de recursos humanos do Grupo, que tem de estarorientada para a valorização dos colaboradores e para a sua motivação através de níveis cada vez mais elevados de satisfação.” (REN,2009:89)

Publico em Geral:
“Em 2009, a REN desenvolveu acções de esclarecimento sobre eventuais efeitos dos campos electromagnéticos na saúde humana.” (REN,2009:84)

A REN destaca estes Stakeholders no seu relatório de gestão embora haja informação àcerca de...
tracking img