Relativismo etnocentrismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (685 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Podemos entender o significado de etnocentrismo quando um indivíduo ou grupo de pessoas inseridos no mesmo cotidiano têm uma visão de cultura limitada à daquele meio, não aceitando os valores,refêrencias e padrões de grupo diverso ao seu.

Esse tipo de visão, feito apartir de uma análise específica, é de cunho preconceituoso. Uma vez que, um grupo cultural considera-se superior ao outro.Etnocentrismo, no pensar intelectual, é a dificuldade de entendimento e aceitação das culturas diferentes existentes no mundo.

O indivíduo ou grupo inserido em uma determinada cultura, éintransigente à aceitação de uma outra cultura, por considerer que a sua é a mais correta, a mais natural e que todas as outras deveriam ser iguais a sua. Esse tipo de situação, é gerador de vários conflitossociais.

Não podemos dizer que existem grupos superiores ou inferiores, mas culturas diferentes. Cada grupo tem o seu “jeito”, isso quer dizer que cada um tem suas vantagens e desvantegens, cadacultura tem o seu valor, não se pode dizer que uma é melhor que a outra.

Cada sociedade tem suas próprias tendências, costumes, hábitos e tudo que é diferente a ela tende a ser repelido pelo serhumano. Na civilização grega, o bárbaro, era o que "transgredia" toda a lei e costumes da época; este termo é, portanto, semelhante aos índios na sociedade ocidental.

O preconceito aos que sãodiferentes, porque pertencem a um grupo diferente do “padrão”, pode ser encontrado dentro de uma sociedade. Agressões verbais, físicas, e morais praticadas contra pessoas que não se encaixam nos padrõessociais são comuns como por exemplo, os homossexuais. Isso é a ídeia clara de como o etnocentrismo está inserido no meio social.
“O etnocentrismo consiste em privilegiar um universo de representaçõespropondo-o como modelo e reduzindo à insignificância os demais universos e culturas “diferentes”. De fato, trata-se de uma violência que, historicamente, não só se concretizou por meio da violência...
tracking img