Relativismo cultural um paralelo com os direitos humanos universais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2175 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

SERVIÇO SOCIAL

ANA CAROLINA DINIZ BENZAQUEN

relativismo cultural
UM PARALELO COM OS DIREITOS HUMANOS UNIVERSAIS

Contagem
2010

ANA CAROLINA DINIZ BENZAQUEN

relativismo cultural
UM PARALELO COM OS DIREITOS HUMANOS UNIVERSAIS

Trabalho apresentado ao Curso Serviço Social EaD da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Antropologia.
Profª. GianeAlbizzetti

Contagem

2010

INTRODUÇÃO

Este texto tem por finalidade analisar o conceito de Relativismo Cultural, estabelecendo um paralelo os direitos humanos Universais.
Tal estudo foi significativo agregando conhecimentos e experiências para que futuramente possamos aplica-las em nossa atividade profissional de assistência social.
Procurei nortear a produção de texto seguindo asquestões do conceito de Relativismo Cultural, em seguida sobre os Direitos humanos e a relação questionável entre eles.
Para o conhecimento dos detalhes sobre este trabalho aproveitei a experiência e os materiais de varias atividades da minha militância nos Direitos Humanos em Minas Gerais, onde presido um grupo de combate à homofobia e participo de diversos Fóruns estaduais relacionados a temática,como o Fórum contra a Intolerância Religiosa, Inclusão Social, da Juventude e de promoção aos Direitos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transsexuais e Travesti (LGBT).

relativismo cultural
UM PARALELO COM OS DIREITOS HUMANOS UNIVERSAIS.
O RELATIVISMO CULTURAL É UMA TEORIA SOCIAL POLÍTICA QUE DEFENDE A VALIDADE E AS CARACTERÍSTICAS DE QUALQUER SISTEMA CULTURAL E NEGA QUALQUER VALORIZAÇÃOMORAL E ÉTICA DESSES SISTEMAS.
O relativismo cultural defende que o bem e o mal, o certo e o errado, e outras categorias de conceitos são relativos a cada cultura. O "bem" coincide com o que é "socialmente aprovado" numa dada cultura. Os princípios morais criam convenções sociais e devem ser baseados nas normas da nossa sociedade.
Relativismo cultural é o princípio que prega que uma crença ouatividade individual deva ser traduzida em termos de sua própria cultura.
Relativismo cultural envolve específicas declarações da teoria do conhecimento (Epistemologia) e metodológicas. Se tais afirmações necessitam ou não de uma postura ética é uma visão para ser analisada.
Relativizar é onde você procura compreender o outro, partindo do principio dele, sem considerar se esta certo ou errado,sem julgá-lo.
Os direitos humanos constituem em um dos sonhos mais intensos da modernidade. Defini-los, porém, não é tarefa simples. Eles abrangem uma pluralidade de conceitos, sentidos e interpretações, isto é, uma polissemia expressiva das posições dos agentes sociais e das mutações políticas sofridas pela idéia de direitos humanos ao longo da história. O único consenso entre seus defensores epromotores é a idéia de universalidade. Por ela entende-se a proposição de que todas as pessoas, independentemente de sua condição étnico-racial, econômica, social, de gênero, criminal, são sujeitas e detentoras dos direitos humanos.
É evidente que sua caracterização contemporânea incorpora uma série de conceitos e de reivindicações, mas mantêm, sobretudo, a expectativa e a concepção de que épossível a construção de uma sociedade que defina e garanta condições igualitárias de convivência social e de distribuição dos bens acumulados pelo ser humano a todos os indivíduos, considerando que todos são detentores de direitos essenciais, indispensáveis à convivência social. Por isso, os direitos humanos são fundamentais e inalienáveis, pois eles comportam os pressupostos necessários para quetodos e todas possam ter uma vida digna. Expressam um marco ético-político que serve de crítica e orientação em relação às diferentes práticas sociais na luta nunca acabada por uma ordem social mais justa e livre.
Este paralelo entre Relativismo Cultural e o Humanismo, já foi debatido inúmeras vezes por militantes do grupo de discussão que participo na Internet, a grande indagação perguntava se...
tracking img