Papeis de trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2025 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
REFERENCIAL TEÓRICO
Com o surgimento da globalização e expansão dos mercados, aumentando a concorrência, as empresas tiveram que investir em tecnologia e aprimorar os controles e procedimentos internos, com o interesse de reduzir custos e tornar seus negócios mais competitivos. Entretanto, a necessidade de capitais para investimentos tornou necessária a captação de recursos de terceiros, paraque terceiros disponibilizassem recursos, exigiam que as demonstrações financeiras da entidade fossem analisadas por profissionais que não tivessem ligação com a mesma, ou seja, alguém independente. Surge então a profissão do auditor, e a atividade de auditoria, profissional responsável em analisar as contas e emitir um parecer, em síntese, a causa da evolução da auditoria foi a do desenvolvimentoeconômico dos países, do crescimento das empresas e expansão das atividades produtoras, gerando crescente complexidade na administração dos negócios e de práticas contábeis.
Segundo CREPALDI, (2010, p.03) “auditoria é o levantamento, estudo e avaliação sistemática das transações, procedimentos, operações, rotinas e das demonstrações financeiras de uma entidade”.
Já auditoria externa éo conjunto de procedimentos técnicos que tem por objetivo a emissão do parecer sobre a adequação com que estes representam a posição patrimonial financeira, o resultado das operações, as mutações do patrimônio liquido a demonstração dos fluxos de caixa e a demonstração do valor adicionado da entidade auditada.(CREPALDI, 2010 p. 35)


De acordo com ALMEIDA (2010) a auditoria no Brasilcomeçou praticamente em função da necessidade legal, principalmente nos Estados Unidos da América e na Europa, onde os investimentos no exterior seriam auditados. Praticamente essas empresas iniciaram a auditoria no Brasil, e com elas todo conjunto de técnicas de auditoria, e com o passar do tempo foram aperfeiçoadas, por volta de 1965 pela Lei nº 4.728 foi citado pela primeira vez a expressão“auditores independentes”, logo em seguida o Banco Central do Brasil - BCB - estabeleceu regulamentos tornando obrigatória a auditoria externa ou independente em quase todas as empresas integrantes do Sistema Financeiro Nacional - SFN – e companhias abertas. Posteriormente foram criadas as normas gerais de auditoria para dar segurança ao trabalho do auditor, sendo aprovadas pelo Conselho Federal deContabilidade, elaboradas pelo Instituto de Auditores Independente do Brasil- IBRACON - já as companhias abertas com ações negociadas em Bolsas de Valores serão auditadas por auditores independentes com registro na Comissão de Valores Mobiliários - CVM – conforme a Lei das sociedades por ações (Lei nº 6.404/76, art. 177).
O universo dos auditores tem se tornando harmônico com as normas de auditoriainternacional, aprovada a NBC TA 230 - "Documentação de Auditoria", elaborada de acordo com a sua equivalente internacional ISA 230 em vigor desde 1º de janeiro de 2010 com os seguintes objetivos:
1- Registro suficiente e apropriado do embasamento do relatório do auditor.
2- Evidências de que a auditoria foi planejada e executada em conformidade com as normas e as exigências legais eregulamentares aplicáveis.
Conforme LONGO (2011, p. 78) A expressão “documentação de auditoria” é tradicionalmente conhecida como papéis de trabalho.
Afinal o que são papéis de trabalho em auditoria?
Conforme descreve CREPALDI (2010, p. 412) é a documentação preparada pelo auditor ou fornecida a este na execução da auditoria.
Segundo ALMEIDA (2010, P. 67) é o registro de todas as evidencias por meiode observação, inspeção, indagação, investigação, obtidos ao longo da execução do serviço de auditoria.
De acordo com ATTIE (2010, P. 195) é o conjunto de formulários e documentos que contêm as informações e apontamentos obtidos pelo auditor durante seu exame.

São através destes documentos que a auditoria demonstra o que foi executado, quais foram os itens examinados, qual foi a data...
tracking img