Relacionamento interpessoal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1921 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ – CESUMAR
DEPARTAMENTO DE PÓS–GRADUAÇÃO
MBA EM GESTÃO EMPRESARIAL
CRISTIANE MENDES DE MELO DOS SANTOS












O RELACIONAMENTO INTERPESSOAL NO AMBIENTE EMPRESARIAL












MARINGÁ
2012
CRISTIANE MENDES DE MELO DOS SANTOS
















O RELACIONAMENTO INTERPESSOAL NO AMBIENTE EMPRESARIALProjeto de pesquisa apresentado ao Centro Universitário de Maringá, como requisito para obtenção parcial da nota referente à disciplina de Metodologia da Pesquisa.









MARINGÁ
2012
SUMÁRIO
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
1.1TEMA 3
1.2 PROBLEMA DE PESQUISA 4
1.3 JUSTIFICATIVA 4
1.3 OBJETIVOS 4
1.3.1 Objetivo Geral 4
1.3.2 Objetivos Específicos 5
1.4REFERENCIAL TEÓRICO 5
2 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS 5
2.1 DELIMITAÇÃO DA PESQUISA 6
2.2 TIPO DE PESQUISA 6
2.3 A PESQUISA QUALITATIVA 7
2.4 COLETA DE DADOS 7
2.4.1 Questionário 8
2.4.2 Entrevista 9
2.4.3 Observação 10
3 CRONOGRAMA 10
REFERÊNCIAS 11
1 INTRODUÇÃO


O relacionamento interpessoal é influenciado por vários motivos dos quais podemos citar, o convívio das pessoas, elasparticipam de grupos sociais dentro e fora da organização. Cada pessoa possui uma personalidade própria e diferenciada que influi no comportamento e nas atitudes das outras.
Os colaboradores interagem em grupos informais dentro da empresa, independentemente de sua posição na organização formal. Adquiri certa posição em função de seu papel e interação na vida do grupo.
A organização informalpode se desenvolver em oposição à organização formal e em desarmonia com os objetivos da empresa.
Inicialmente falamos sobre as experiências realizadas sobre o comportamento das pessoas, comentamos os estudos de grandes especialistas da Administração que especificaram em suas teorias, os fatores que influenciam a motivação das pessoas e de como a produtividade são afetados por eles.
Emseguida, exploramos de forma detalhada o conceito e características do clima organizacional e como o mesmo pode afetar a motivação e o desenvolvimento dos colaboradores.
A partir desse momento, abordamos as relações interpessoais, o poder do autoconhecimento, a importância de saber conviver em grupo e como a comunicação se encaixa nesse contexto.
Por último, será feita uma análise de comofunciona as relações interpessoais em uma instituição de Saúde, ou seja, de que forma as estruturas informais dessas instituições influenciam a estrutura formal e qual a conseqüência desse processo. Além disso, uma pesquisa de campo revelará qual o sentimento e a posição de pessoas que vivem essa situação no dia-a-dia.





1 TEMA


Relacionamento interpessoal como estratégiana gestão com pessoas.





1.2 PROBLEMAS DE PESQUISA



Como o líder pode considerar o relacionamento interpessoal, a favor dos objetivos da empresa?




1.3 JUSTIFICATIVA



Cada vez mais, as empresas têm buscado funcionários que tenham facilidade no relacionamento interpessoal, que saibam trabalhar em grupos.
Toda organização é um sistema de grupos formais einformais. O enfoque técnico enxerga apenas os grupos formais, criados pela administração para atender às necessidades de trabalho. O enfoque comportamental permite enxergar e reconhecer a importância dos grupos informais para o desempenho da organização
Diante disso, analisando as estruturas formais e informais em uma organização, pretende-se criar através da pesquisa, uma visão mais amplada importância que os recursos humanos têm para a empresa, a fim de levar ideias novas aos administradores, para assim melhorar o desempenho das equipes. Considerando os inúmeros departamentos que compõem uma empresa. É preciso entender cada uma separadamente e encontrar caminhos favoráveis para que eles se envolvam e realizem suas funções para o mesmo objetivo. A compreensão do comportamento...
tracking img