Miss representation: um conjunto de provas sobre a existência de uma mídia que oprime o sexo feminino.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (659 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL
FACULDADE DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

DOCUMENTÁRIO
Miss Representation: Um conjunto de provas sobre a existência de uma mídia que oprime o sexofeminino.
Jennifer Siebel Newsom é uma diretora, atriz, locutora e advogada de garotas e mulheres, nascida no estado da Califórnia, EUA. Ela mesma escreveu, produziu e dirigiu ‘Miss Representation’, umdocumentário que retrata a forma como são tratadas as mulheres em situação de liderança ou sucesso pessoal nos Estados Unidos, além de lidar com a objetificação da mulher em suas diversas funções nasociedade atual.
Kelly Freitas
‘Miss Representation’ (EUA, 2011) traz depoimentos e pesquisas relacionadas ao modo que a mídia influencia, e na maioria dos casos, prejudica a audiência feminina. Adisseminação de um padrão de beleza praticamente impossível de se alcançar acaba por manter a mente das mulheres, crianças e adolescentes, ocupada com coisas bem menos produtivas em suas vidas do quealgo que as influencie a seguir ambições maiores. A pressão sofrida pelo sexo feminino é tão grande que acaba gerando distúrbios psicológicos em crianças, fazendo-as mutilarem-se. Como exemplo, umaadolescente falando de sua irmã mais nova: “O que eu posso fazer para minha irmãzinha não se machucar por causa da mídia? Quanto tempo vai levar até que alguém tome uma posição?”. Outra estudanteainda afirma: “Todos devem aprender do que se trata a mídia. Trata-se de querer que você se torne algo que não é!”.
Dados de pesquisa realizada nos EUA afirmam que aos sete anos de idade, o número demeninos e meninas que desejam serem presidentes ao crescer se assemelha (30%), mas aos quinze anos, acontece uma socialização de gênero, fazendo a Política tornar-se algo ‘masculino’. Liderança é algomasculino, e as mulheres são desencorajadas a buscar posições ambiciosas. Enquanto os meninos são condenados a buscar o sucesso profissional em primeiro lugar, as meninas são fortemente induzidas a...
tracking img