Relacionamento interpessoais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3230 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

















































































INTRODUÇÃo

As comunicações são de extrema importância na formação da imagem das empresas, recebendo mensagens ou emitindo informações, o mundo globalizado nos oferece milhares deinformações divulgadas e acessíveis através de diversos meios e para que pudéssemos atingir os objetivos desejados e gerenciar as informações, surgiu então a gestão da informação e do conhecimento, as tecnologias disponíveis nos permitem capturar, armazenar, organizar, pesquisar, recuperar e transmitir a informação com extrema eficácia. Conforme o texto trabalhado “Comunicar-se na era Digital”,podemos ver que independente das ferramentas utilizadas o importante é que todos os colaboradores tenham acesso e entendam a informação, o que resulta em estímulo para um melhor desenvolvimento e desempenho das atividades. Todas as ferramentas digitais e suas funcionalidades visam à interação entre pessoas dando agilidade nos processos organizacionais, pois aproximam pessoas e equipes, superambarreiras geográficas, de tempo, estruturas e de custo, tornando as empresas mais competitivas.


























DESENVOLVIMENTO

1) “O maior investimento que nosso grupo esta fazendo hoje se encontra aqui”, afirma Franklin Feder, presidente da subsidiaria da americana Alcoa, fabricante de alumínio. De acordo com ele, 5,5 bilhões de dólares devem ser aplicadosate 2010 em minas de bauxita, ampliação de fabricas e construção de hidrelétricas. O agronegócio, setor que já representa 30% do PIB, tem atraído grandes volumes de recursos estrangeiros. A americana John Deere esta inaugurando uma fabrica de tratores e colheitadeiras no Rio Grande do Sul, orçada em 250 milhões de dólares. “O Brasil se tornou um líder na produção agrícola de alimentos,biocombustíveis e fibras”, diz Robert Lane, presidente mundial da John Deere.

Através deste trecho, verifica-se que são realizados investimentos em diversos setores dos negócios brasileiros, sendo que nestes setores há uma grande necessidade de se criar, armazenar e disseminar conhecimentos advindos do capital intelectual, principalmente na área de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), neste caso dospesquisadores. Diante deste cenário, pergunta-se:

a) De que forma a Gestão do conhecimento pode auxiliar na área de Pesquisa e Desenvolvimento, colaborando para criação, armazenamento e disseminação de conhecimentos nas empresas abordadas no trecho acima (e em outras empresas)?

A Gestão do Conhecimento é o processo sistemático de identificação, criação, renovação e aplicação dosconhecimentos que são estratégicos na vida de uma organização, leva as organizações a determinar medidas com mais segurança, tomar decisões acertadas com relação a melhor estratégia a ser adotada em relação aos seus clientes, concorrentes, canais de distribuição e ciclos de vida de produtos e serviços, saber identificar as fontes de informações, saber administrar dados e informações, sabergerenciar seus conhecimentos. Trata-se da prática de agregar valor à informação e de distribuí-la, de modo a gerar uma empresa mais inteligente e competitiva. E o que se gerencia é esse processo (BERG, 1998). Nas organizações, a gestão do conhecimento pode ser considerada como o esforço para melhorar o desempenho humano e educacional, isso significa garantir que todos dentro da organização tenham acessoao conhecimento. As empresas investem anualmente uma percentagem do faturamento liquido em tecnologia e no desenvolvimento de produtos. A América do Sul conta com o maior Centro de Pesquisa e Desenvolvimento na área têxtil. Vemos que através destes investimentos realizados em diversos setores dos negócios brasileiros envolvendo pesquisa e desenvolvimento traduz resultados satisfatórios,...
tracking img