Regras de monografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2501 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Portaria n.º


Pró-Reitoria Acadêmica

|Regulamento interno para elaboração de Monografia ou Trabalho de |
|Conclusão de Curso de Pós-Graduação da Universidade Veiga de |
|Almeida |


O Pró-Reitor Acadêmico da Universidade Veiga de Almeida, no uso de suas atribuições estatutárias e regimentais,



RESOLVE:Art. 1º. Este Regulamento tem por objetivo estabelecer as normas relativas à elaboração, acompanhamento, orientação e avaliação do trabalho de final de curso, indispensável à certificação nos Cursos de Pós-graduação da Universidade Veiga de Almeida

Art. 2º. A Monografia ou Trabalho de Conclusão de Curso consiste em pesquisa individual ou em dupla, realizada sob orientação do docente e avaliadaperante Banca Examinadora especificamente designada para tal fim.

Parágrafo Único: A Monografia ou Trabalho de Conclusão de Curso tem por objetivo propiciar:
I. estímulo à investigação científica;
II. domínio de conhecimentos sobre procedimentos de produção científica, abrangendo a formulação de projetos de pesquisa metodológicos de coleta, análise e interpretação de dados e formulação derelatórios;
III. desenvolvimento do pensamento crítico e contribuição para o avanço na produção científica.

Art. 3º. Compete às Coordenações dos Cursos tomarem as decisões e medidas necessárias para o efetivo cumprimento dos objetivos e diretrizes curriculares emanados dos Institutos ou Escolas referentes à inserção da pesquisa no cotidiano do curso e à operacionalização da produção daMonografia ou Trabalho de Conclusão de Curso .


DA COORDENAÇÃO DO CURSO


Art. 4º. À Coordenação do Curso compete:
I. Estabelecer juntamente com os professores-orientadores o plano semestral das atividades de Monografias ou Trabalho de Conclusão de Curso com vistas a respectiva defesa e avaliação;
II. Manter, na Coordenação do Curso, um arquivo atualizado com os projetos de monografia, aprovados eem execução;
III. Manter o controle do número de alunos orientandos de cada professor-orientador.
IV. Divulgar a data-limite para entrega das cópias das monografias ou Trabalho de Conclusão de Curso concluídos e aprovados pelos orientadores, a composição das Bancas Examinadoras, horários e salas destinados às defesas públicas;
V. Manter atualizado o livro de atas das reuniões das BancasExaminadoras;
VI. Encaminhar a versão final das Monografias ou TCCs aprovados à Biblioteca Central da Universidade, em meio digital com os dados de identificação.


DO PROFESSOR-ORIENTADOR DE MONOGRAFIA ou TCC


Art. 5º. Os Professores-Orientadores de Monografia ou Trabalho de Conclusão de Curso são indicados pela Coordenação do Curso e devem possuir o título mínimo de Mestre ou, em casosexcepcionais, o título de Especialista na área de conhecimento do Curso, e ter experiência comprovada nas linhas de pesquisa propostas.

Art. 6º. Dentre os Professores-Orientadores indicados pela Coordenação do Curso, caberá ao aluno a escolha de seu professor-orientador de Monografia ou Trabalho de Conclusão de Curso.

Art. 7º. Os Professores-Orientadores de Monografia ou Trabalho de Conclusão deCurso poderão ter como orientandos até o limite de 10 (dez) alunos, salvo exceção, quando devidamente autorizado pelo Diretor de Instituto ou Escola.

Art. 8º. Ao Professor-Orientador de Monografia ou Trabalho de Conclusão de Curso compete:
I. Proporcionar orientação básica e sistemática aos alunos inscritos nessa disciplina;
II. Participar de reuniões convocadas pelo Coordenador do Curso;III. Presidir as Bancas Examinadoras das Monografias ou TCCs de seus orientandos.

Art. 9º. As substituições de orientadores poderão ser feitas nos casos de desligamentos, licenças ou por motivo justificado, reconhecido pela Coordenação do Curso.
§ 1º. O aluno poderá contar com o apoio de um co-orientador, desde que obtenha a anuência de seu orientador.
§ 2º. O nome do orientador e do...
tracking img