Regras de acessibilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2079 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Regras de acessibilidade na WEB
Directiva 1 - Fornecer alternativas ao conteúdo sonoro e visual
Proporcionar conteúdo que, ao ser apresentado ao utilizador, transmita, em essência, as mesmas funções e finalidade do que o conteúdo sonoro ou visual.
Pontos de verificação:
1.1 Fornecer um equivalente textual a cada elemento não textual (por ex., através de "alt" ou "longdesc", ou como parte doconteúdo do elemento). Isto abrange: imagens, representações gráficas do texto (incluindo símbolos), regiões de mapa de imagem, animações (por ex., GIF animados), applets e objectos programados, arte ASCII, frames, programas interpretáveis, imagens utilizadas como sinalizadores de pontos de enumeração, espaçadores, botões gráficos, sons (reproduzidos ou não com interacção do utilizador), ficheirosde áudio independentes, pistas áudio de vídeo e trechos de vídeo. 

1.2 Fornecer ligações de texto redundantes relativamente a cada região activa de um mapa de imagem sediado no servidor. 

1.3 Fornecer uma descrição sonora das informações importantes veiculadas pelos trechos visuais das apresentações de multimédia, até que os agentes do utilizador consigam ler, automaticamente e em voz alta,o equivalente textual dos trechos visuais. 
1.4 Em apresentações multimédia baseadas em tempo (por ex., um filme ou uma animação), sincronizar as alternativas equivalentes (por ex., legendas ou descrições sonoras dos trechos visuais) e a apresentação. 

1.5 Fornecer ligações de texto redundantes para cada região activa dos mapas de imagem no cliente, até que os agentes doutilizador proporcionem equivalentes textuais das ligações a mapas de imagem sediados no cliente. 


Directiva 2 - Não recorrer apenas à cor
Assegurar a perceptibilidade do texto e dos elementos gráficos quando vistos sem cores.
Pontos de verificação:
2.1 Assegurar que todas as informações veiculadas com cor estejam também disponíveis sem cor, por exemplo a partir do contexto ou de anotações. 2.2 Assegurar que a combinação de cores entre o fundo e o primeiro plano seja suficientemente contrastante para poder ser vista por pessoas com cromodeficiências, bem como pelas que utilizam ecrãs monocromáticos.

Directiva 3 - Utilizar correctamente anotações e folhas de estilo
Anotar os documentos com os elementos estruturais adequados. Controlar a apresentação por meio de folhas de estilo, em vez de ofazer com elementos de apresentação e atributos.
Pontos de verificação:
3.1 Sempre que exista uma linguagem de anotação apropriada, utilizar anotações em vez de imagens para transmitir informações. 

3.2 Criar documentos passíveis de validação por gramáticas formais, publicadas. 

3.3 Utilizar folhas de estilo para controlar a paginação (disposição em página) e a apresentação. 3.4 Utilizar unidades relativas, e não absolutas, nos valores dos atributos da linguagem de anotação e nos valores das propriedades das folhas de estilo. 

3.5 Utilizar elementos de cabeçalho indicativos da estrutura do documento e fazê-lo de acordo com as especificações. 

3.6 Anotar correctamente listas e pontos de enumeração em listas. 

3.7 Anotar as citações. Não utilizar anotações de citaçãopara efeitos de formatação, como, por exemplo, o avanço de texto. 
Directiva 4 - Indicar claramente qual a língua utilizada
Utilizar anotações que facilitem a pronúncia e a interpretação de abreviaturas ou texto em língua estrangeira.
Pontos de verificação:
4.1 Identificar claramente quaisquer mudanças de língua no texto de um documento, bem como quaisquer equivalentes textuais (por ex.,legendas)

4.2 Especificar por extenso cada abreviatura ou acrónimo quando da sua primeira ocorrência num documento. 

4.3 Identificar a língua principal utilizada nos documentos
Directiva 5 - Criar tabelas passíveis de transformação harmoniosa
Assegurar que as tabelas têm as anotações necessárias para poderem ser transformadas harmoniosamente por navegadores acessíveis e outros agentes do...
tracking img