Acessibilidade a web

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2237 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de fevereiro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Barra do Piraí-Pedagogia-Fábio Rodrigues de Barros-10116080002-infoinstruAD1

Acessibilidade
A Acessibilidade consiste na facilidade de acesso e de uso de ambientes, produtos e serviços por qualquer pessoa e em diferentes contextos. Conforme Francisco Godinho, 2010, a Acessibilidade:
“Envolve o Design Inclusivo, oferta de um leque variado de produtos e serviços que cubram as necessidades dediferentes populações (incluindo produtos e serviços de apoio), adaptação, meios alternativos de informação, comunicação, mobilidade e manipulação”.

Fonte: http://www.acessibilidade.net/web

Web, Pessoas com Deficiência e Tecnologias Assistivas
A Acessibilidade nas páginas da Web significa, a princípio, ter um acesso regular a essas páginas. A dependência começa já com o próprio computadoronde se fará o uso, dos seus periféricos, como mouse, teclado, monitor, áudio etc. Além disso, de programas como navegadores (Internet Explorer, Firefox, Opera entre outros) e tecnologias assistivas. Tecnologia Assistiva é qualquer tipo de tecnologia especificamente concebida para ajudar pessoas com incapacidades ou deficiência a executarem atividades do cotidiano. A tecnologia assistiva abrange ascadeiras de rodas, as máquinas de leitura, próteses, etc. No domínio da acessibilidade da web, tecnologias assistivas para a navegação na web são hardwares, periféricos e programas especiais que permitem, ou simplesmente facilitam, o acesso de pessoas com deficiência à internet. Entre eles pode-se citar os leitores de tela, sintetizadores de voz, ampliadores de tela, para pessoas cegas ou de baixavisão; programas de comando de voz para cegos e pessoas com dificuldades na digitação; teclados e mouses especiais, controlados por um joystick ou pelos movimentos da cabeça, por exemplo, para pessoas com dificuldades motoras, etc. O desenvolvimento da tecnologia possibilita que cada vez mais pessoas estejam capacitadas para acessar a internet e as novidades nesse campo são permanentes.

Figura1 – Teclado de computador com a letra F e seu relevo.

pág.: 1/ 7

Barra do Piraí-Pedagogia-Fábio Rodrigues de Barros-10116080002-infoinstruAD1

Técnica de uso do teclado por pessoas cegas
No caso específico de pessoas cegas ou de baixa visão, o uso do teclado comum se dá através dos dedos indicadores colocados nas teclas das letras "F" e "J" que, por padrão, possuem um relevo em suaparte inferior. A partir dessas referências, pode-se teclar decorando-se as posições de cada letra. Assim, seguindo-se o posicionamento do indicador esquerdo na letra "F", onde existe o relevo, sabe-se que o dedo mínimo, também esquerdo, encontrará a letra "A", que elevando dedo médio uma carreira, encontrará a letra "E", e por aí em diante. Também tem-se os exemplos para a mão direita, orientando-sea partir da tecla da letra "j". Caso não haja relevo nas teclas mencionadas, uma sugestão seria colar um pedaço de durex ou esparadrapo nas mesmas para servirem de referência. O número 5 do teclado numérico, à direita, também possui relevo. Tecnologias assistivas como os leitores de telas, associados a sintetizadores de voz ou monitores e linhas Braille, complementam o acesso dessas pessoas nainternet; nesse caso, o teclado comum para escrever, e as tecnologias assistivas para ler. O tamanho do texto pode ser aumentado de acordo com as opções do navegador instalado e configurado. Esta facilidade é muito utilizada por pessoas com dificuldades visuais:

Figura 2 – Opções de Tamanho de Texto

Teclas de Navegação e Teclas de Atalho
Ao se pensar em acessibilidade nas páginas da web parapessoas com deficiência, é obrigatório a reflexão no modo de navegação, que pode-se dividir em três: navegação via mouse, navegação via teclado e navegação por comando de voz. A maior parte das pessoas navegam via mouse e só se utilizam do teclado para preencherem formulários, fazerem pesquisas, escrever e-mails etc. No entanto, a maior parte das pessoas com deficiência que necessitam de...
tracking img