Registro de leitura dirigida

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1403 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Registro de leitura dirigida
Número :________


Nome dos alunos: JORGE ALEXANDRINO BORGES
Disciplina: SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Matrículas: 2011200355

Desenvolvimento da Atividade

Referência Bibliográfica MARTINS. Carlos Benedito. O que é Sociologia. 38°Ed. São Paulo, Brasiliense 1994.

Páginas que foram lidas

Capitulo 1º: O Surgimento - da página 10 a página 33

Capítulo 2º: AFormação - da pagina 34 a página 71

Principais idéias do texto

Sociologia é o estudo do comportamento social das interações e organizações humanas. Que tem como objetivo principal tornar as compreensões cotidianas da sociedade mais sistemáticas e precisas. Percebe-se que através dos tempos, o homem pensou sobre si mesmo e sobre o universo. Contudo, O século XVIII pode ser considerado umperíodo de grande importância para a história do pensamento ocidental e para o início da Sociologia. A sociedade vivia uma era de mudanças de impacto em sua conjuntura política, econômica e cultural, que trazia novas situações e também novos problemas. Consequentemente, esse contexto dinâmico e confuso contribui para eclodirem duas grandes revoluções – a Revolução Industrial, na Inglaterra e aRevolução Francesa.

Citações literais do texto

“O seu surgimento num contexto histórico específico, coincide com os derradeiros momentos da desagregação da sociedade feudal e da consolidação da civilização capitalista.” Martins (1994, p - 10)

“A dupla revolução que este século testemunha – a industrial e a francesa – constituía dos dois lados de um processo, qual seja a instalação definitivada sociedade capitalista”
Martins (1994, p - 11)

“A desaparição dos pequenos proprietários rurais, dos artesãos independentes, a imposição de prolongadas horas de trabalho etc, tiveram um efeito traumático sobre milhões de seres humanos ao modificar radicalmente suas formas habituais de vida. Essas transformações, que possuíam um sabor de cataclismo, faziam-se mais visíveis nas cidadesindustriais, local para onde convergiam todas estas modificações e explodiam suas consequências.” Martins (1994, p – 13)

“Um dos fatos de maior importância relacionados com a revolução industrial é sem dúvida o aparecimento do proletário e o papel histórico que ele desempenharia na sociedade capitalista” Martins (1994, p – 14)

“Qual a importância desses acontecimentos para a sociologia? O quemerece ser salientado é que a profundidade das transformações em curso colocava a sociedade num plano de análise, ou seja, esta passava a se constituir em “problema”, em “objeto” que deveria ser investigado” Martins (199,4 p 14 – 15)

“Pensadores como Robert Owen (1771-18580, William Thompson (1775-1833), Jeremy Bentham (1748-1832), só para citar alguns daquele momento histórico, podiam discordarentre si ao julgarem as novas condições de vida provocadas pela revolução industrial que deveriam ser realizadas na nascente sociedade industrial, mas todos eles concordavam que ela produzia fenômenos inteiramente novos que mereciam ser analisados” Martins (1994, p 15 – 16)

“O pensamento filosófico do século XVII contribui para popularizar os avanços científicos. Para Francis Bacon (1561-1626,por exemplo, a teologia deixaria de ser a forma norteadora do pensamento. A autoridade, que exatamente constituía um dos alicerces da teologia, deveria, em sua opinião, ceder lugar a uma dúvida metódica, a fim de possibilitar um conhecimento da realidade” Martins (1994, p – 17)

“A obra de vários literatos dessa época investia contra as instituições oficiais, procurando desmascarar os fundamentosdo poder político, contribuindo para a renovação dos costumes e hábitos mentais dos homens da época” Martins (1994, p 18 – 19)

”A tarefa que esses pensadores se propõem é a de racionalizar a nova ordem, encontrando soluções para o estado de “desorganização” então existente. Mas para restabelecer a “ordem e a paz” Martins ( 1994, p – 27)

”o termo “física social”, utilizado por Comte para...
tracking img