Regionalidade social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 1 (250 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Objetivos do Trabalho Social
De acordo com os direitos humanos, justiça social e baseando-se nesses valores são necessários conhecimentos empíricos resultantes deinvestigação e de avaliação de experiências práticas sem esquecer o fator regionalidade.
A importância da relação dos seres humanos e o meio em que vivem proporcionam transformações emnível individual, sócio-organizacional e cultural. A prática das ações do trabalho social enfrenta barreiras, desigualdades, injustiça, onde a abordagem holística do ser humano noambiente em que vive gera a necessidade de investigação, planejamento e desenvolvimento social baseado também na política.
Os principais objetivos do trabalho social éfortalecer a autonomia do indivíduo; a participação e o exercício da cidadania; capacitar, mobilizar e organizar o sujeito individual e coletivamente garantindo acesso aos bens eserviços sociais a defesa dos direitos humanos, resalvando as condições socioambientais da existência e aplicação dos ideais da democracia respeitando a diversidade humana, visandocombater as desigualdades sociais e as situações de violência, opressão, pobreza, fome e desemprego.
Os objetivos do trabalho social visam mudanças positivas no enquadramentopsicológico e social dos indivíduos, nas suas famílias, grupos e ambientes de forma a diminuir as vulnerabilidades; providenciar oportunidades para de uma vida social maisviável. Segundo Solomon (1976), baseia-se:
“[n]um processo no qual as pessoas que pertencem a uma categoria social estigmatizada […] podem ser ajudadas a desenvolver e promoveras suas capacidades/habilidades no exercício de influências interpessoais e na performance (desempenho) de papeis sociais apreciados” [cit. por Northen, 1994, p. 10].
tracking img