ESTUDOS TERRITORIAIS Narradores De Jav Vanessa

510 palavras 3 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI
BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA – EAD
ESTUDOS TERRITORIAIS I

Professora: Adriana Sá
Polo – Teófilo Otoni
Aluna – Vanessa Miranda Gonçalves
Matrícula - 20131317020 Assista o filme (brasileiro) Narradores de Javé (disponível no Youtube). Redija abaixo um texto online de 400 a 500 palavras que mostre como aparecem, no filme, os conceitos estudados na disciplina (espaço, espacialidade, lugar, território, territorialidade, territorializar, desterritorializar, região, regionalidade, regionalismo, paisagem etc.). Tente ser o mais abrangente possível.

O filme Narradores de Javé retrata a história de um povoado que está prestes a ser inundado para a construção de uma barragem. A formação do cenário e das relações abordadas no filme permite identificar alguns dos conceitos estudados na disciplina Estudos Territoriais. O enredo desenvolve-se na Vila de Javé, espaço às margens de um rio no sertão baiano e com fronteiras demarcadas pelo horizonte que os olhos alcançavam e a palavra, então, dizia terra ocupada. Tal fundação se deu por retirantes que, após serem expulsos de suas terras pelos portugueses, passam a utilizar esse território e chamá-lo de Javé.
Descrito o espaço, a identidade espacial é manifestada pela afetividade dos moradores frente à ameaça de extinção da vila para a construção de uma barragem planejada por indivíduos estranhos à cultura local.
O lugar, por sua vez, está relacionado à experiência humana, ou seja, o que se viveu naquele espaço e o simbolismo destes acontecimentos, fatos que são bem retratados ao longo do filme. Isso ocorre devido ao foco estar voltado para a vivencia desse povo e sua luta para manter seu lugar e, consequentemente, sua história. Assim, para proteger seus interesses, os habitantes adotam uma conduta de defesa territorial cunhada na união do grupo. Tal postura se opunha às pressões exercidas pelos engenheiros, que eram o grupo dominante e

Relacionados