Regime militar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (312 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
AI´s
Os atos institucionais foram criados para legitimarem a ditadura, eles eram medidas de força que legalizavam atitudes antes consideradas ilegais.
Atraves do ato institucional 1 Castelo Brancofoi escolhido presidente do Brasil, e um civil assumiu a vice, Jose Maria Alkimin, essa atitude servia apenas para mostrar que o governo poderia ser composto por militares e civis e que essatransição militar seria passageira. Porem ela seria douradora e perduraria por 21 anos Castelo branco consolidou-se no governo e novos atos foram editados.

AI 2: Dissolveu os antigos partidos e determinou acriação de dois novos partidos, a aliança renovadora naciocanal (ARENA) e o MDB, os militares permintiram que houve um partido de oposiçao oque para muitos estoriadores foi uma forma de mascarar umapossivel ditatuda. Pois se atuação de seus representates fossem ameaçadora para o governo os politicos eram cassados, ou ate mesmo preso torturado e morto
AI3: Estabeleceu eleiçoes indiretas paragovernadores de estado e nomeaçoes de prefeitos paras capitais pelos propios governadores,e tambem prefeitus de cidades do interior, que eram consideradas importantes para a segurança do pais, sendo assimas pessoas so votavam para o poder legislativo que eram deputados, vereadores e senadores) esses poderes não tinham certa importancia naquele tempo pq acabavam que por ficarem sem força.
AI 4:Convocou o congresso para elaboração da constituição de 1968, essa nova constititução contia medidas duras como a lei de Imprensa e a de Segurança Nacional.
AI 5: Foi criado por Costa Silva no dia 13 dedezembro de 1968. E o endurecimento desse regime foi total, ocorrendo censura aos meios de comunicação e um amplo processo de perceguição e cassação aos opositores do governo, os principaisdispositivos do AI 5 FORAM

* Suspenção de Habeas Corpus
* Aposentaduria de funcionarios publicos de oposição
* Cassação de politicos opositores
* Fechamento do congresso
* Confisco de...
tracking img