Reforma religiosa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1528 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Sumário

Sumário 4
Introdução 5
Capítulo 1 6
A crise da religiosidade 6
Capítulo 2 8
O Luteranismo na Alemanha 8
Capítulo 3 10
O Calvinismo em França 10
Capitulo 4 11
O Anglicanismo em Inglaterra 11
Capítulo 5 12
A Contra-Reforma 12
Bibliografia 13

Introdução


O presente trabalho tem como objectivo abordar a reforma religiosa na Idade Média, reforma esta que naverdade serviu para ajustar a sociedade ao modelo capitalista.
Assim sendo, começarei por abordar a crise da religiosidade no séc XVI, que se distingue pelo crescente desprestígio da Igreja. De seguida referirei o Luteranismo na Alemanha, através das reflexões de Martinho Lutero; o Calvinismo em França, como reação às primeiras afirmações de Lutero; o Anglicanismo em Inglaterra e a consequentesupremacia do Estado sobre a Igreja.
Por último, debruçar-me-ei sobre a Contra-Reforma e a reação da Igreja contra a expansão do protestantismo.



Capítulo 1

A crise da religiosidade

No final da Idade Média, a crescente descrença da Igreja levou a uma crise da religiosidade motivada pela falta de interesse na orientação espiritual dos fiéis em oposição ao interesse noenriquecimento material. Os abusos da igreja levaram a uma grande angústia de todas as camadas sociais da época, abusos esses que consistiam na nomeação de Bispos por razões políticas, do enriquecimento por parte da Igreja através da venda de cargos eclesiásticos, da exigência aos fiéis de contribuições cada vez maiores, não só em forma de dízimos mas também na prestação de serviços, serviços estes que muitasvezes não eram compreendidos pelos clérigos, pois estes não possuíam conhecimentos suficientes de religião.
Papas e Bispos levavam uma vida de luxo em grande parte graças às rendas que auferiam, enquanto que os padres, carentes de recursos, se viam obrigados a sustentar as suas paróquias recorrendo à instalação de tabernas ou outro estabelecimento lucrativo. Outra situação que motivou estacrise na religiosidade foi a venda desmedida de objetos ditos sagrados .
Esta situação levou a que diversos grupos, compostos de membros do clero e leigos, que se dedicavam ao estudo de novas vias espirituais , preparassem uma verdadeira reforma religiosa, apoiada por monarcas e príncipes, com o objetivo de colocar a igreja numa posição de subordinação e assim conseguirem aumentar os seus poderesmonárquicos .
Nesta época de crise surgiu em Itália uma nova classe social composta por banqueiros e comerciantes poderosos, enquanto que, em França e na Alemanha, as atenções se voltavam para as grandes propriedades da Igreja, cobiçadas por muitos nobres e monarcas, que desejavam aumentar e valorizar o seu património.
Foi também neste período que o aperfeiçoamento da imprensa por parte deGutenberg contribuiu para a difusão das obras escritas, sendo a Bíblia a mais importante a referir, uma vez que possibilitou que cristãos e não cristãos a analisassem sem supervisão de nenhum membro da Igreja, contribuindo assim para o conhecimento do cristianismo e das suas práticas verdadeiras.
Martinho Lutero, no seu ataque à venda de indulgências por parte da Igreja, em 1517, deu início ao queiria ser a Reforma Religiosa da Idade Média.

Capítulo 2

O Luteranismo na Alemanha

(Fig. 1 - Martin Luther - Lucas Cranach - 1529)

Martinho Lutero, nascido em Eisleben, em 1483, na Alemanha, era um monge da ordem católica dos agostinianos. Foi nomeado professor de Teologia da Universidade de Wittenberg, após ter passado alguns anos num mosteiro a estudar o pensamento de SantoAgostinho.
Graças à sua admiração pelos estudos de Jan Huss sobre a necessidade de conduzir o mundo cristão à simplicidade de vida dos primeiros apóstolos e liberdade cristã, Lutero partiu em defesa de A Doutrina da Salvação pela Fé, que desvalorizava atos filantrópicos, opondo-se não só à concessão de indulgências como prática de devoção mas também à teoria da salvação pelos méritos.
Em 1517,...
tracking img