Reforma religiosa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (996 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Reforma Religiosa

O que Foi a Reforma Religiosa:
Foi um Movimento onde o poder total da igreja foi questionado, desafiado. Será que tudo que era dito pela igreja era verdadeiro? Deveria serseguido cegamente, sem perguntas? Esse movimento é parte das grandes transformações econômicas, sociais, culturais e políticas ocorridas na Europa nos séculos XV e XVI, que enfraqueceram a Igreja .Quais os Principais Motivos da Reforma:
Um motivo não foi só novas idéias. Mas a análise da conduta dos representantes da igreja.
Muitos destes aproveitavam-se de seus cargos e do conceito popularde que eram intercessores dos homens perante Deus, para abusar dos seus privilégios, enriquecer e entrar na política. Toda essa má conduta serviu para estimular a divisão da religião.
Outromotivo foi na formação das monarquias nacionais, onde a igreja passou a ser encarada como barreira ao progresso econômico.
Pré -Reforma :
A Reforma Religiosa foi precedida por várias manifestaçõesnos séculos anteriores, mas nenhuma delas conseguiu o rompimento definitivo com a Igreja Romana.
Os primeiros questionamentos são referentes à questão das Indulgências, Simonia ,celibato, culto àsimagens, excesso de sacramentos, atitude mundana do Alto Clero, dentre outras. Havia um abismo muito grande entre o que a Igreja pregava e o que fazia.
Entre as primeiras manifestações se destaca osMovimentos Reformadores de John Wiclif (1320-1384) e Jonh Huss (1369-1415)
Principais Reformadores :
Reforma Luterana- A Reforma Religiosa foi iniciada por Martinho Lutero, embora tenha sidomotivada primeiramente por razões religiosas,também foi impulsionada por razões políticas e sociais.
A Alemanha não está centralizada, é agrária e feudal. A Igreja possui um terço das terras. Hádescontentamento geral. Vendo tantos abusos por parte do Clero, o monge agostiniano Martinho Lutero não se calou.
não concordava com muitas coisas do alto clero , Lutero começou a se manifestar na...
tracking img