Reforma religiosa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2720 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Reforma religiosa

Introdução

É a religião que atualmente reúne o maior número de seguidores, na qual a católica tem um maior número de fiéis e neste trabalho mostraremos o motivo pela qual houve a “Reforma religiosa” dividindo o cristianismo em três partes: católicos, ortodoxos e protestantes. O motivo que fez Lutero romper com a igreja católica foi uma frase que continha na bíblia quea seguir mostraremos com mais clareza.

Reforma religiosa

No século XV, desenvolveu a tipografia que contribuiu para aumentar a produção de livros, entre eles a Bíblia, que podia chegar às mãos de um número maior de fiéis.
Além disso, ganhou força uma corrente religiosa que, buscando apoio na obra de Santo Agostinho, afirmava que a salvação do homem era alcançada, sobretudo, pelafé.
Para ganhar dinheiro o alto clero iludia a boa fé dos milhares de cristãos por meio da simonia que era a venda de objetos sagrados da igreja e a venda de indulgências que era o perdão pelos pecados cometidos e a salvação eterna, sendo que boa parte dos sacerdotes desconhecia a própria doutrina católica.
Muitos dos comerciantes ficavam divididos entre busca de lucros e obrigaçõesmorais, sendo que a burguesia se sentia mais confortável com a chegada da nova ética religiosa que foi atendida em sua maioria pela ética protestante que surgiu com a reforma.
Alguns governantes das monarquias européias viam na autoridade do papa uma barreira para o fortalecimento de seus poderes assim os reis passaram a encarar a igreja. O papa e outros membros do clero, por seu lado,insistiam em apresentar a igreja como instituição universal.
Na reforma protestante, os Estados procuravam afirmar sua independência em relação à igreja, que de certo modo, atendeu a esses interesses.

Reforma Luterana

Martinho Lutero nasceu em Eisleben. Influenciado pelo pai, foi estudar Direito. Em 1505 ingressou na ordem dos Agostinianos, que segue as idéias de Santo Agostinho. E em1510, viajou a Roma, sede da Igreja católica.
Um conflito decisivo provocou conflitos, levando o rompimento entre Lutero e a Igreja católica, isso aconteceu devido a uma frase da bíblia que lhe chamou a atenção.
Para arrecadar dinheiro para a reconstrução da Basílica de São Pedro o papa Leão X concedia o perdão aos fiéis através do dinheiro o que revoltou Lutero, resultando na queima dabula papal em plena praça pública, tendo total apoio da alta nobreza, divulgando assim sua doutrina religiosa pelo norte da Europa destacando: a fé cristã como único caminho para a salvação eterna; a bíblia como única fonte para a fé; e o livre exame pelos fiéis como uma porta legítima para o entendimento da bíblia e não acreditavam em santos católicos, adoração de imagens religiosas e aautoridade do papa.
O nome protestante foi devido a um protesto feito contra as medidas que impediam cada estado de adotar sua própria religião.

Reforma Calvinista

João Calvino nasceu em Noyon, na França, país em que estudou teologia e direito. Foi considerado herege e perseguido pelas autoridades católicas francesas. Em 1534, fugiu para a Suíça, onde o movimento reformista já sedesenvolvia.
De 1541 a 1560, Calvino governou a cidade suíça de Genebra, submetendo seus moradores a um governo que mesclava política e religião.
Entre as atitudes condenadas estavam o culto ás imagens de santos, as danças e o uso de roupas luxuosas e jóias. Quem descumprisse as normas ou se rebelasse contra a doutrina era duramente punido.
Afinal, segundo o calvinismo, os indivíduos nãoseriam salvos por aquilo que fizessem, mas pela vontade divina.
O calvinismo espalhou-se pela França, Inglaterra, Escócia e Holanda.

Reforma Anglicana

Henrique XIII, rei da Inglaterra de 1509 a 1547 era até então um forte aliado do papa recebendo o título de “defensor da fé”. Mas uma série de motivos o levou ao rompimento com a igreja católica, fundando assim uma igreja...
tracking img