Reflexos-fisiologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2252 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Reflexo é a forma mais simples de mecanismo neural que produz movimentos automáticos e involuntários no homem e no animal, através de uma resposta relacionada ao estímulo externo, sem intervenção direta do psiquismo e sem agir sobre ele. A resposta será dada em consequência da excitação dos efetores inervados pelas vias efetoras reflexas.
Um mecanismo reflexo está constituído porum órgão receptor, um órgão efetor e algum tipo de rede de comunicação entre ambos.A ação reflexa se inicia por um estímulo de entrada, e tem como resultado uma resposta de saída.O reflexo vai desde a sua concepção mais simples até os complexos reflexos, que envolve a participação dos centros superiores.
O arco reflexo é modelo usado para o mecanismo de reflexo. Ele é composto por: componenteaferente, que recebe o estímulo e conduz até o sistema nervoso central; componente eferente, que conduz o estímulo desde o sistema nervoso até o músculo esquelético; e o centro reflexo, que decodifica a mensagem, produzindo uma resposta adequada.
O componente aferente é constituído por duas estruturas contínuas: o receptor e a via aferente. O receptor é a estrutura que apresenta a capacidade deresponder de maneira seletiva a estímulos originados no ambiente e que apresentam forma de energia não elétrica. Cada um responde especificamente a uma forma de energia não elétrica dentro de uma faixa de intensidade fisiológica, produzindo uma variação de potencial elétrico que vai agir como estímulo no axônio, formando a via aferente reflexa. O caráter seletivo do receptor vai depender da localizaçãodele no organismo e determinar sua classificação em: exteroceptivos, situados no tegumento externo do organismo e sensíveis a estímulos oriundos do meio externo; interoceptivos, situados no tegumento interno do organismo e sensíveis a estímulos originados no interior dele (vísceras); prioceptivos, situados nos tecidos que formam a massa do organismo e sensíveis a estímulos do próprio organismo; eainda os algoceptivos, só sensíveis a estímulos que produzem dor.
A via aferente é formada pelo axônio do neurônio sensorial de primeira ordem, derivado do neurônio bipolar embrionário. O neurônio sensorial situa-se próximo ao S.N.C. (na medula) e apresenta corpo celular com forma esferóide, sem qualquer expansão dendrítica ou contato sináptico. Preso ao corpo celular por um pequeno pedículo,existe um prolongamento único que se estende desde a periferia (onde se continua com o receptor), até o interior do S.N.C.: é o axônio da via aferente reflexa.
O componente eferente é constituído pelo neurônio motor e pelas fibras musculares inervadas por seu axônio, que constituem o efetor reflexo. Os neurônios motores podem estar localizados na ponta inferior da medula espinhal,inervando os músculos do tronco e dos membros; ou nos núcleos motores dos nervos cranianos, inervando os músculos da face. Esses neurônios motores, por meio dos seus axônios, vão fazer conexão do S.N.C. com os efetores musculares, formando a via final comum do movimento. Assim, qualquer resposta reflexa vai depender da excitação desses neurônios e da condução do comendo motor até os músculos inervadospor eles. Nos reflexos somáticos, o efetor reflexo é sempre um músculo esquelético. Esses músculos sempre se dispõem em pares antagônicos, ou seja, para um músculo com determinado efeito, sempre existe um com efeito oposto.
Existem reflexos de extensão e de flexão, sendo cada um mediado por mecanismo neural específico (o arco relfexo), o qual é definido por termos do tipo receptor; de suas viasaferente e eferente; e do seu efetor muscular. Em geral, esses reflexos são interpretados em termos de medula, onde é levado em conta apenas o funcionamento de uma metade do segmento medular; são denominados de reflexos epsilaterais. Entre todos os segmentos medulares existe porém, uma interdependência funcional mantida por interneurônios em cada metade do segmento e entre suas duas metades. As...
tracking img